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ENTREVISTA
Lojas de Tintas
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REVISTA LOJAS - Em poucos metros existem várias lojas do mesmo segmento. Como fazer o clien-
te me escolher?
ALFREDO PASSOS - Se três lojas vendem o mesmo produto, com preços parecidos, o cliente vai
optar onde ele se sinta melhor. Por isso, a importância do funcionário educado e preparado, além
de vender produtos de qualidade. Lembre-se de que a mulher tem grande potencial de compra,
em contrapartida é muito exigente, portanto, ambientes sujos, desorganizados e atendentes des-
preparados afastam esse público. Outro ponto a se pensar é criar diferenciais que sejam difíceis
de serem copiados. Isso leva um tempo, mas surte efeito.
REVISTA LOJAS - O que fazer quando chega uma nova loja de tintas no bairro?
ALFREDO PASSOS - O concorrente não surge do nada. Antes é locado um espaço, compra de pro-
dutos são feitas, funcionários contratados, entre outros. Ao perceber a movimentação do novo
concorrente, já é preciso preparar, criar estratégias para quando essa loja for inaugurada e, as-
Seja o escolhido
Alguns quarteirões da cidade con-
seguem ter duas ou até três lojas
de tintas bem próximas umas das
outras, mas isso não significa que
o seu comércio vai se perder no
meio dos outros. Essa e outras
dicas para o revendedor se des-
tacar da concorrência são de Al-
fredo Passos, especialista em in-
teligência competitiva, professor
de marketing da ESPM e autor do
livro “E a Concorrência... não Le-
vou!”, entre outras obras no seg-
mento -, dá.
Estudar a região onde está loca-
lizado o seu negócio é uma das
principais formas de se destacar
dos demais comerciantes que
vendem materiais de construção.
Essa é a principal dica de Passos.
“Cada bairro tem características
específicas, assim como os seus
moradores. Algumas regiões têm
mais prédios, em outras prevale-
cem casas ou estão em tempo de
transição. Em Moema, zona sul de
São Paulo, por exemplo, em deter-
minado momento predominavam
as casas, mas em pouco tempo
houve um grande crescimento dos
edifícios; já na Lapa a maioria são
casas, porém, em locais específicos,
os edifícios já são maioria. Quando
se conhece bem ao redor da loja é
mais fácil identificar as necessida-
des dos clientes”, analisa.
Alfredo Passos, doutor em administração e professor da ESPM