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Lojas de Tintas
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sim, não ser apagado. Esse novo
proprietário vai querer colocar
promoções, carro de show e
atrativos para chamar a atenção
e, na maioria das vezes, o preço
será o diferencial. Por isso, quan-
do perceber que, em breve, terá
outro concorrente, já comece a
pensar em ações para competir
com a inauguração dessa loja.
REVISTA LOJAS - Meu concorren-
te baixou muito o preço, e ago-
ra?
ALFREDO PASSOS - Não é por-
que o estabelecimento ao lado
baixou o preço de um item que
você precisa ter a mesma atitu-
de. Alguns diferenciais são tão
impactantes quanto o preço,
como parcelamento, valor do
frete etc. O importante é criar
benefícios que agradem ao
cliente, mas não prejudique a lu-
cratividade.
REVISTA LOJAS - Como competir com as lojas virtuais?
ALFREDO PASSOS - Estamos em constante modernização; é im-
possível não ver os avanços da internet. Entretanto, não significa
que é preciso ter uma loja física e outra virtual, mas o portal do
empreendimento precisa ser bem-feito, atualizado e pode ter al-
guns serviços on-line.
Fique atento às novidades do mercado. Frequente feiras, eventos
e mostras do setor, que são onde estão as tendências, assim a loja
não ficará desatualizada em relação à internet, pois as novidades
que estiveram na rede a loja também terá. Isso não significa que
o que é tendência no Japão será usado aqui, mas é importante
saber o que acontece em outras regiões.
REVISTA LOJAS - O consumidor final não costuma comprar tintas
imobiliárias várias vezes ao ano. Quais são as estratégias para que
nas próximas compras ele retorne à mesma loja?
ALFREDO PASSOS - Muitos comerciantes querem ser lembrados,
mas não fazem nada para isso acontecer. Não ache que ao enviar
um cartão de aniversário o cliente vai ficar agradecido e sempre
lembrará da loja. Existem formas mais eficientes; uma delas é
entregar serviço e informação útil, pode ser uma correspondên-
cia com dicas de decoração ou textura, tendências de cores para
o ano, explicar como calcular a quantidade de tinta; dicas inte-
ressantes não faltam. Dependendo da dica, o cliente vai querer
guardar o papel para quando for reformar a casa. O bom atendi-
mento também fideliza o cliente. Coloque revistas especializadas
em pintura ou decoração e incentive os funcionários para que as
leiam, assim eles estarão se atualizando no mercado e diminuirão
o bate-papo com assuntos irrelevantes.