Revista Lojas de Tintas - Edição 141 - page 11

Lojas de Tintas
11
Mesmo com o elevado número de lançamentos, a unidade química da Eucatex,
instalada em Salto (SP),ainda atua com disponibilidade para aumento do volume
deproduçãoacimado crescimentomédiodemercadoparaospróximosanos, pois
nãooperana capacidademáxima.
Segmentode tintas
Alencar relataque, atualmente, aEucatexestima ser aquartaempresaemvolume
de vendas nomercadonacional detintas imobiliárias. “Entre asmarcas nacionais,
acreditamosqueestamosemprimeiro lugar, enocontextonacional somosoquar-
to colocado, ocupando um posicionamento demercado bastante atrativo. Temos
uma pequena parcela dos representantes que fazem vendas para construtoras,
mas agrandemaioriaé voltadaaovarejo.”
O coordenador de produtos das tintas lembra que, internamente, costumam falar
que aempresa vende, alémdetintas, credibilidade. “OBrasil temdiversas empre-
sasdetintas. Seo lojista ligar efizer opedido, vai receber oprodutoem sua loja. A
questão é: comqual qualidade e emquanto tempo? Por isso, vendemos credibili-
dade”, diz.
Outraáreaque recebeconstanteatençãosãooscentrosdedistribuição (CD). “Além
dosprodutosque são transportadosdiretamenteda fábricaemSalto (SP), estamos
presentespormeiodoscentrosdedistribuição localizadosemGuarulhos(SP),Vargi-
nha (MG), Contagem (MG), Cabode San-
toAgostinho (PE),enoRiode Janeiro (RJ).
Procuramos estar próximos do mercado
onde queremos atuar. Assim, consegui-
mos reverter grande parte das dificulda-
des de logística do País. Outra vantagem
éque, comos CDs, conseguimos atender
a demanda daquela região e de locais
próximos que ainda não são clientes.”
Noprimeiro trimestredoano, o segmen-
to tintas representou 22% da receita lí-
quida da Eucatex. O início da produção
foi para suprir umanecessidade interna,
para consumo das tintas em outras uni-
dades de negócio, cobrir as chapas de
madeira e, depois, teve início a formula-
ção de vernizes e de resina paramóveis.
“Em pouco tempo tínhamos vários tipos
de vernizes e resinas para o consumo
interno. Como já tínhamos uma plan-
ta que fazia os produtos, montamos
o negócio de tintas”, afirma Alencar.
No final de 2014, a Tintas Eucatex com-
pletará 20 anos. Segundo Alencar, o se-
tor de tintas da empresa aumentou o
volume de vendas no ano passado. “Em
volume, o crescimentodas vendas foi de
8% no ano. Já na receita, o crescimento
foi de15%.”
Oquímicoacreditaqueasvendas sãoum
reflexopositivodos trabalhos empreendidos nopassado: “O resultado sedeve ao trabalho
desenvolvidoháanosenão somenteem 2013.Nossa linhadeatuaçãoéade investimentos
contínuos emnovas tecnologias, constante lançamentode produtos, atendimento a novos
clientes a partir de uma política comercial estável, e então, acredito que o resultado é um
reflexodisso tudo.,”finaliza.
GregorioBastosAlencar,
coordenador deprodutosdas
Tintas Eucatex
EnvasedatintaEucatex
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10 12,13,14,15,16,17,18,19,20,21,...52
Powered by FlippingBook