Revista Lojas de Tintas - Edição 142 - page 18

INDÚSTRIAS
Lojas de Tintas
18
No anopassado, aUniverso Tintas completou 70 anos demercado. Combases
familiares,desdeosprimeirosanosdeatuaçãoogrupoempenhou-seemcriarso-
luçõesmenosagressivasaomeioambienteeaoespecificador: “AUniverso sem-
pre teveapreocupaçãoemnãopoluiromeioambienteedisponibilizarmelhores
condiçõesdetrabalhoaopintor,queestáexpostodesdequandoabrea latadetin-
taatéomomentoemque lavaopincel.Oprodutoprecisaagrediromínimopos-
sível esseprofissional”, contaAryMachado,diretorcomercialdaUniversoTintas.
A empresa produz tinta base água desde a década de 1940. Logonos primeiros
anos de atuação, aUniverso Tintas fez questãode investir em sustentabilidade:
“Assimque começou a fabricação da base água noBrasil, nos inserimos na tec-
nologia. Sempre tivemosmuita preocupação em não poluir omeio ambiente e
disponibilizarmelhor condições de trabalho aopintor. Oproduto temque agre-
dir omínimopossível esseprofissional eomeioambiente.”
Empresa família
Desde a fundação até os dias atuais, a Universo é uma empresa familiar, não
apenas na fundação, mas em diversos níveis de escalões, como explicaMacha-
do: “Já tivemos trabalhando aqui o avô, o filho e o neto. Noventa por cento
da base da fábrica mora nas redondezas, tanto que os muros da fábrica não
têm uma fixação, prova do respeito que os moradores têm com a Universo.”
AntônioValdinei daRocha, gerentedeexportaçãoe importaçãodaUniversoTin-
tas, conhece bem o lado familiar da empresa. Ele é a segunda geração de sua
família a trabalhar na fábrica. A história começou com o seu pai,MarioBatista.
“Quandomeupai iniciouo trabalho, em1965, eu ainda nemtinha nascido. Co-
meçou trabalhando comoencarregadodeprodução, subiude cargoaodecorrer
dosanos, até cuidarde todaapartequímicae serbraçodireitodoTito.”Pratica-
mente toda a família doMario trabalhounaUniverso. Atualmente, seus dois fi-
TintasUniversocompleta 70anosde atuação ecomprometimentoambiental
Comemorações ecológicas
lhoseosobrinho fazempartedoscolaboradores.
O diretor comercial deixa claro que a Universo
está em constante desenvolvimento de novos
produtos e sempre à procura de melhorar. “A
empresa é familiar, mas não significa que não
há atualização dentro do contexto dos produ-
tos e marketing. Tanto que estamos em vinte
Estados e exportando para diversos países.”
Machado também destaca que a Universo in-
veste em desenvolvimento de novos produtos
e cita como exemplo a Tinta Higiênica. “Antes,
apenas hospitais, cozinhas de restaurantes e o
setor industrial como um todo tinham acesso
às Tintas Higiênicas. Depois que aUniverso lan-
çou o produto para o consumidor final, a dona
de casa consegueusufruir dos benefícios, como
pintar a casaeminimizar aproliferaçãodomofo
e das bactérias nas paredes, além de darmaior
durabilidadeàpintura. Fomos pioneiros em lan-
çar a Tinta Higiênica e, desde o lançamento, a
aceitação está sendo muito boa. Fazemos bas-
tante divulgação do produto, participamos de
um bate-papo com blogueiras emães que têm
crianças recém-nascidas e explicamos em deta-
lhes a utilização da tinta, além de participar da
Feira Hospitalar há quatro anos. Desde quando
lançamos atinta, estamosna feira.”
1...,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17 19,20,21,22,23,24,25,26,27,28,...52
Powered by FlippingBook