Revista Lojas de Tintas - Edição 144 - page 7

Lojas de Tintas
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os lados para a concorrência”, conta Gabriel Rodríguez, diretor-
geral doGrupo Sinteplast. Segundo Rodríguez, o grupo não tem
a intenção de se expandir somente na Argentina, quer crescer
na América Latina, por isso, desde 1999, criou no Rio de Janeiro
a fábrica da Sinteplast, porém a partir deste ano intensificou as
açõesparaganhar representatividadeaqui. “NaArgentina, somos
líderes nomercado, a intençãoé ter omesmo tamanhonoBrasil
também. Os produtos que iniciamos no Brasil têm qualidade in-
discutível. Acreditamos tanto no produto que damos por escrito
o certificado de garantia de cinco anos do produto.” Hoje, a em-
presa está no Rio de Janeiro e iniciando entrada em São Paulo
e Espírito Santo. A idéia é este ano iniciar o trabalho emMinas
Gerais. Até o final do ano, o empresário planeja estar presente
em todaa região sudeste.
Oque trazem
As metas propostas são desafiadoras. Além de introduzir uma
nova marca para o Brasil, os diretores queremmudar a forma
de usar impermeabilizantes. “No Brasil, a impermeabilização é
algo relacionado à construção, paranós, está ligada àproteçãoe
decoração, porque, ao pintar a fachada de um edifício, está pro-
tegendo contra umidade e ainda está decorando”, afirma Rodrí-
guez, observando que na Europa, Argentina e Estados Unidos a
impermeabilização é indiscutível nas construções, indiferentedo
portedaobra. Tantoque, de formapreventiva, os consumidores
sempre escolhem produ-
tos que pintem a super-
fície e impermeabilizem
ao mesmo tempo. Já no
Brasil, ele nota que não
há essapreocupação. As-
sim, as tintas e os imper-
meabilizantes são hoje
apresentados em espa-
ços separados nas lojas
e até vendidos em canais
diferentes, sendoqueum
dosdesafioséapresentar
produtos que desempe-
nhem o papel de deco-
rar e impermeabilizar.”
Dentro da linha de decoração e impermeabilização, a Sinteplast
trouxe aomercado nacional soluções de proteção, decoração e
impermeabilização. “São produtos de alto desempenho, fáceis
de aplicar, que aderem às mais diferentes superfícies, com pro-
priedade elastomérica para evitar e tratar microfissuras e que
possuem uma boa opção de cores prontas. Essa é a linha de
produtos inovadores da marca Recubriplast”, conta o diretor.
Já para superfícies horizontais, como lajes e telhados, a empresa
trouxeoRecubriplast Telhados& Lajes eoRecubriplast Fibratto.
SINTEPLAST LINHADO TEMPO SINTEPLAST LINHADO TEMPO SINTEPLAST LINHADO TEMPO SINTEPLAST
1984– Expansão
É iniciada uma nova etapa de expansão, com a aquisiçãodeum terreno emVirrey del Pinopara trasladar a produção.Também são com-
prados terrenosnonovoParque Industrial deSan Luis. Assim, seriapossível centralizarmaior capacidadedeproduçãodas linhas arquite-
tônicas e, emVirreydel Pino, adeprodutos industriais.
1989 - Funcionamentoda fábrica em San Luis
Com capacidadepara fabricarmaisde25milhõesde litros, cobre50milm². Seus equipamentospermitemaautomatizaçãode70%.
1990 /1993–Bolívia eUruguai
ApósexportarduranteanosparaaBolívia, decide- sepelaam-
pliaçãoeé construídauma fábricaemSantaCruzde LaSierra.
Hoje, tem capacidade de produção por volta de 10 milhões
de litros anuais e um depósito com capacidade para armaze-
nar 1,4milhão de litros. Já em 1993 começaram as primeiras
exportações para oUruguai. Em 2011, com a empresa conso-
lidada e uma participação de mercado de 12%, é definida a
construção de uma fábrica que permitiria, no médioprazo, a
fabricação local de80%dosprodutos.
1996– Exportações
Iniciadas as exportações para Cuba. A Sinteplast, no decorrer
do tempo, continuoudesenvolvendoosmercados externos e,
para 2006, começava também a vender em outros países da
região, comooChile, Paraguai, CostaRica, Equador,Honduras,
Venezuela, entreoutros.
Gabriel Rodríguez, diretor-geral do
GrupoSinteplast
FábricaemSantaCruzde LaSierra.
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