Revista Lojas de Tintas - Edição 152 - page 49

Lojas de Tintas
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cipalmentepelomelhor desempenhonoquesito ambiental. Para
ospróximos anos, pretende-se trabalharmaisos aspectoseconô-
micos, paraummelhor equilíbrioentreesses fatores.
Umadas iniciativasgerouumaeconomiadecercadeR$2milhões
em solventes recuperados por ano. Emoutra ação, paradiminuir
os impactos dasmatérias-primas importadas, foi alcançada uma
redução de R$ 145mil por ano, por meio da reutilização de um
resíduo gerado no processo de produção da tinta. “Há muitos
anos a BASF realiza análises de ecoeficiência em seus produtos e
processos,masesta foi aprimeiravezqueaempresa realizouoes-
tudoemumaunidade inteira”, afirmaDitmarNachtigal, diretor de
operações detintas daBASFparaaAméricado Sul. “Oestudo for-
nece informações quepermitem ver e acompanhar oprocessode
produçãodeuma forma integrada. Éuma ferramentaque traz da-
dos concretosparaa tomadadedecisão, considerandodados eco-
nômicoseambientaiscomseus impactosebenefícios”,acrescenta.
As principais conclusões do projetomostram que quando a edu-
cação é discutida dentrodoprocessode gestão, o tempode res-
posta é reduzido pelametade, quando comparado com projetos
que não envolvem ferramentas educativas. Isso mostra como o
processodeengajamentodos colaboradores é fundamental para
a sustentabilidadedeumaempresa.
Demaneira geral, a pré-cadeia provou sermuito influente sobre
resultados da Análise de Ecoeficiência. Do ponto de vista econô-
mico, houve um aumento de 5% no custo de matérias-primas,
diretamente influenciadopelaoscilaçãodocustodos insumos im-
portados. Issomostra a importância de iniciativas, como o Toge-
ther for Sustainability, noqual asavaliaçõeseauditoriasde forne-
cedores são realizadas por peritos independentes, com objetivo
demelhorar os padrões de sustentabilidade na cadeia global de
fornecimentoda indústriaquímica.
“Observamos que 2012 apresentou o melhor desempenho em
quase todos os aspectos ambientais. O grande diferencial desta
iniciativa é que ela demonstra como a empresa está interessada
em suamelhoria contínua. Estamos falandodeuma visãoholísti-
ca e não da comparação de apenas um aspecto da oferta de ca-
deia”, destacaRobertoAraújo, diretor-presidente  daFEE.
Os estudos mostram que houve uma redução de 8% nas emis-
sões atmosféricas. Em 2011, por exemplo, ocorreu uma redução
significativa de 15% de CO2 equivalente, que semanteve no ano
seguinte.
Naproduçãodetintasautomotivas, as iniciativas forampostasem
prática, entre 2012 e 2013, a fim de reduzir o consumo de sol-
vente innatura. PormeiodaAnálisedeEcoeficiência, foi possível
mensuraros ganhoseconômicoseambientaisdiretose indiretos.
Considerando toda a cadeia de valor, as ações foram capazes de
chegar, por exemplo, à redução estimada de mais de 6 milhões
de litros de água, o que equivale a 3,2mil caixas d’água de 2mil
litros. Outra conquista foi a reduçãono consumodeenergia, que
registrouuma economia de 8milhões deMJ. Esta energia é esti-
madaparaatender ademandade874 casas comquatromorado-
resnoperíododeumano.
“Com isso, épossível identificaraalternativamaiseficiente, simu-
larcenários, gerargráficose identificarpontos fortese fracospara
a comparaçãodedados de ecoeficiência, auxiliandode formadi-
retana tomadadedecisõesdaplanta”, enfatizaDitmar.
Vedacit renovacomoGreen
BuildingCouncil Brasil
Por mais um ano consecutivo, a Vedacit confirma sua parceria
com o Green Building Council Brasil (GBC). A iniciativa revela a
preocupação da empresa em proteger omeio ambiente, com o
objetivode construir um futurodesenvolvidoembases sustentá-
veis euma sociedademais responsável.
A organização mundial reúne diferentes forças de mercado dis-
postas a contribuir com a construção sustentável no país, redu-
zindoo índice de agressão aoplaneta. “Consideramos de grande
importância sermembrodeuma dasmais importantes organiza-
ções engajadas com a preocupação ambiental e temos interesse
Alinhadacomos princípiosdaGBC, aVedacitdisponibiliza
produtosquenãoafetamomeioambiente, com baixa
emissãode VOC
emestender essaparceriapormuito tempo. Estamos sempreem
constante pesquisa para desenvolver produtos que atendam as
certificações”, afirma Ana Paula Vales, gerente de marketing da
empresa.
O GBC já conquistou resultados relevantes, como impulsionar o
número de empreendimentos que buscam a certificação LEED
(Leadership in Energy and Environmental Design), o aumento no
númerodeprofissionaisqueparticipamdoprogramanacional de
educação, palestras, conferências, e o envolvimento crescente
comórgãosdaadministraçãopública.
1...,39,40,41,42,43,44,45,46,47,48 50,51,52
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