Revista Lojas de Tintas - Edição 152 - page 50

ARTIGO
Lojas de Tintas
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Por:GiseleBonfim
Tintacomqualidade
reconhecida
Implantado em 2002, o Programa Setorial daQualidade – Tintas Imobiliárias (PSQ)mudou o
panorama desses produtos no Brasil. Ao longo destes 13 anos, as tintas foram aprimoradas,
omercado ficoumais ordenado, o tema da qualidade ganhou força entre consumidores, re-
vendedores, pintores, arquitetos, decoradores, construtoras, órgãosoficiaiseoutrospúblicos.
Umadasbasesparaessamudança foi aaprovaçãodediversasnormas técnicasnaAssociação
BrasileiradeNormas Técnicas (ABNT), quehojepermitem avaliar as tintas de acordo com re-
quisitos bem claros. Essas normas sãoumelemento fundamental paraadefesadodireitodo
consumidordecomprarapenastintascomqualidade. Ensaios feitosem laboratóriosespeciali-
zadosmostram, acada trimestre, quais sãoasmarcasqueatendemàsnormaseos resultados
sãodisponibilizadosaopúblico (nos sitestintadequalidade.com.broucidades.gov.br/pbqp-h),
facilitandoavidadequemvai comprartintasou recomendá-laspara seus clientes.
Como resultadodesseprocessode transformação,muitos fabricantes adequaram seus pro-
dutos aos requisitos técnicos e é cada vezmaior o número demarcas conformes. As esta-
tísticasmostramque, atualmente, quase90%das tintas imobiliárias vendidas noBrasil têm
qualidade reconhecida – e esse percentual só tende a crescer, pois há mais cobrança da
sociedadeedopoderpúblico. Basta lembrarque fabricantesdetintas forada conformidade
técnica não podem vender suas tintas para programas habitacionais, como oMinha Casa,
MinhaVida. As restrições paraos fabricantes detintas não conformes envolvem tambémo
CartãoBNDES, queéum instrumento fundamental paraas lojas. Isso significaqueos lojistas
nãopodemusar esse cartãoparaadquirirtintasnão conformes, nemvendê-lasa seus clien-
tesquepossuemoCartãoBNDES.
Para completaro cerco, vem crescendoapressãodoMinistérioPúblicoedeórgãosdedefe-
sadoconsumidorparaquecesseaproduçãoevendadetintasquenãocumpremasnormas.
A existência de ummercadomais ordenado e uma sociedademais exigente trazmais be-
nefícios: os fabricantespassama terum forte incentivopara investirnoaprimoramentode
seusprodutosenodesenvolvimentodenovas soluções. Isso jávemacontecendo, fazendo
com que diversas tintas com características inovadoras e diferenciadas estejam hoje dis-
poníveis nas lojas.
Aomesmo tempo, essa situação leva os fabricantes de tintas a dedicarmais esforços emais
verbas para a promoção e divulgação dos seus produtos – o que repercute diretamente nas
vendas,aocriarnoconsumidorodesejodeembelezar,decorar, renovareprotegerseu imóvel.
É aí que entraopapel fundamental de-
sempenhado pelos revendedores, pois
quem quer comprar tintas vai procu-
rá-las em uma loja especializada. Nos
encontros com as revendas que temos
organizadoemdiversos pontos dopaís,
mostramos aos profissionais de ven-
das os benefícios trazidos pela venda
de tintas com qualidade reconhecida
e os alertamos sobre as punições que
podem receber se venderem produtos
emdesacordo com as normas técnicas,
comoestáprevistonoCódigodeDefesa
doConsumidor, em seuartigo39.
A maior parte dos revendedores de
tintas já despertou para essa nova re-
alidade e busca oferecer os melhores
produtos, que proporcionarão os re-
sultados esperados. Aomesmo tempo,
preparam-se para orientar o consumi-
dor, o pintor e os profissionais que re-
comendam as tintas aos seus clientes,
como arquitetos e decoradores. É essa
postura que levará as vendas a crescer,
comprodutosque cumpremoquepro-
metemeusuários satisfeitos comos re-
sultadosobtidosnapintura.
Benefícios para fabricantes, revendedores eusuários
GiseleBonfim, coordenadoradoProgra-
maSetorial daQualidade–Tintas Imo-
biliárias egerente técnicaedeassuntos
ambientaisdaAssociaçãoBrasileirados
FabricantesdeTintas (Abrafati)
1...,40,41,42,43,44,45,46,47,48,49 51,52
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