Revista Lojas de Tintas - Edição 155 - page 12

LOJA PARCEIRA
Lojas de Tintas
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PALONE TINTAS PLANEJA
DOBRARONÚMERODE LOJAS
A PROJEÇÃO ÉDECONCLUIRO
PROJETOATÉOANODE 2020
JoséPalone, proprietáriodaPaloneTintas
A crise atual que oBrasil passa não assusta ou desanima José Palone, proprietário
da rede de lojas Palone Tintas. Ele já viveu períodos extremamentemais difíceis e
descobriuqueemépocasdeadversidadepodemnascer ideiasqueseriam impensá-
veis emmomentos bons economicamente. E foi pormeiodeuma crise, após ficar
desempregado, que ele decidiu investir em seunegócio. Hoje, temquatro lojas de
tintas no interior de SãoPaulo eplaneja chegar a dez até 2020. “Atualmente, esta-
mos em Itu, Saltoemais duas em lojas emSorocaba. Aexpansão continuará sendo
no interiordeSãoPaulo. Tambémvamos investiremumcentrodedistribuiçãopara
abastecer asnossas lojas.”
DIFERENCIAIS
Contando com todaaexperiênciade trabalhoadquiridaao longodo tempo, Palone
temmais de 25 anos atuando em loja de tintas e, em sua carreira, percebeu que
váriasdelasnãodãoaatençãonecessáriaaocliente.Na sua loja, então, decidiuque
nãohaveriaessa falha. “Temosumaarquitetaparaajudarnosprojetosdos clientes,
se precisar ela vai até a casa dele, sem custo. Também temos forte parceria com
faculdades de Itu; em uma tarde, realizamos uma palestra mostrando de manei-
ra aprofundada as propriedades e possibilidades de utilização da tinta aos futuros
arquitetos, abordandoaspectos relativos à iluminação, formulaçãodoproduto, im-
permeabilização.”Outradiferençaéacomercializaçãodepapéisdeparede.Mesmo
sendo focado emtinta imobiliária, Palone não acredita que os doismateriais com-
petem, e sim complementam um ao outro. “Para a parede receber o papel, antes
precisa receber umademãodetinta.”
CREDIBILIDADEDO INTERIOR
Palone sempre morou no interior de São Paulo e acredita que ali as pessoas se
preocupam umas com as outras e conversammais com os vizinhos. Ele crê que
essas peculiaridades também são encontradas
no comércio. Por exemplo, o cliente tem um
contatomaior coma loja, oqueparaovendedor
honesto é uma vantagem e, ao mesmo tempo,
tira rapidamente do mercado os oportunistas.
“No interior, as pessoas se conhecem, existeum
climamais familiar. Se você é bom, todomundo
sabe e confia; senão é, todos logodescobrem e
nãovoltammais. Comoa regiãoé relativamente
pequena, os clientes sãoosmesmos. Seperdem
a confiançano comerciante, nãovoltam.”
É essa confiança do interior que ajudou Palone
quando decidiu empreender. Assim que ficou
desempregado, começou a enviar currículos
para retornar aomercado de trabalho, mas de-
vido à idade a procura não foi tão simples. Ami-
gos incentivaram para que ele abrisse o próprio
negócio, mas ele não tinhamuito a investir. Foi
então que um amigo fez a seguinte proposta,
conta ele: “Você tem tudo para dar certo, pode
até ser que não aconteça, mas acho a possibili-
dadedifícil. Caso tenhaquebaixar as portas, ve-
nha atémimnooutrodia quepago suas dívidas
evocêvem trabalhar comigo. Fiqueimuitograto
com a confiança depositada nomeu potencial e
trabalhoedecidi investir.”Emuma lojapequena,
com tábuas de madeira que serviam de prate-
leiras, o empresáriomontou o negócio. Porém,
antes de abrir as portas, precisava demateriais.
Foi então que ligou para o diretor da Sayerlack,
MarceloCenacchi, contouqueestavamontando
sua loja eperguntou sepoderia revender atinta
dele. Cenacchi gostouda novidade eo amparou
prontamente. “Depois de alguns anos, descobri
grandes auxílios que eles me deram quando eu
estava começando. Eles nunca comentaram as
ajudas, mas ao longo dos anos descobri como
eles apostaramnaminha loja.”
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