Revista Lojas de Tintas - Edição 155 - page 14

GESTÃO
Lojas de Tintas
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LOJASDE BAIRRO:
UMA EXPERIÊNCIACOMPLETA
OS ESTABELECIMENTOSCATIVAMACLIENTELA,
PROPORCIONANDOUMA EXPERIÊNCIADECOMPRA
AGRADÁVEL E PESSOAL
As lojas localizadas embairros residenciais vêmdando aos clientes uma nova opçãode
compras, commais tranquilidade e atémesmo aconchego. Na contramãoda frieza dos
grandes comércios, esses empreendimentos estãooferecendo, alémde seusprodutos à
venda,umapreocupaçãocomobem-estardequementranoestabelecimentoparacom-
prar. Em sua grandemaioria, essas lojas estão localizadas em casas antigas, e já começa
daí odiferencial paraatrair o cliente.
De acordo com as arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, do escritório Óbvio Ar-
quitetura, o leiautedessas casas chama a atençãoda clientela, sendo a fachada um im-
portante diferencial. “As casas possibilitam um projeto arquitetônico mais rico, o que
influencia diretamente nas vendas. É importante que o projeto chame a atenção e sur-
preendao comprador. Sair do comume trabalhar compeças diferenciadas. Utilizar aca-
bamentos que geram curiosidade e tratemo local de umamaneiramuito especial para
que o cliente também se sinta assim”, explicam as arquitetas. O arquiteto Junior Pia-
cesi acrescenta ainda a importância de preservar a história que algumas dessas casas
carregam. “Os proprietários estão se preocupando emmanter a história das casas. O
projetoarquitetônico temque ter apreocupaçãodepreservar as fachadas. Isso valoriza
o projeto. Para o cliente que chega, cria um impacto visual interessante. A arquitetura
temquepensar nobem-estar dapessoaqueestá ali, nos valores queela tem, noqueé
importanteparaelaena tradiçãodo local”, pontua.No interiorda loja tambémépreciso
impressionar a clientela. “Começamosaperceberumamaiorpreocupaçãoem trabalhar
melhor os ambientes, incluindo iluminação,mobiliário e cores. É importante pensar no
projeto como um todo, incluindo a escolha domobiliário, a iluminação aconchegante
e com boa resolução de cores, o estudo da disposição das peças, localização do caixa,
vitrines etc.”, enumeram LucianaeNathália.
Comessescuidadosas lojasacabamse tornandoespaçosmais íntimos.ParaPiacesi, vale
até inserir um cafezinho e um lanche para valorizar a experiência de compra. “Quando
fazemos projetos para essas lojas, em estilo
showroom, criamos uma estratégia para re-
ceberocliente. Algumas servemcafé, caldos,
vinho, biscoito. Há lojas que disponibilizam
chapelaria, para que a cliente não precise fi-
car carregandoa suabolsaenquantoprocura
peloprodutodesejado. A intenção é receber
bem. Éumapreocupaçãomaior comoacon-
chego, e ummodo de acolher essa pessoa
queestáchegandoali”, reforçaPiacesi.
Oprincipal diferencial das lojasdebairroéa
possibilidade de tornar o ambientemais ca-
lorosoeafetivo, ao contráriodas lojas situa-
das em shopping, onde o tratamento não é
tãopessoal. SegundoPiacesi, elas criamum
relacionamento que busca a fidelização do
cliente. “A particularidade dessas lojas é ter
um espaçomenos frio, criandouma relação
com o cliente de se sentir em casa. De ser
tratado de forma diferente. O acolhimento
muda o relacionamento.” O cliente agora
pode, também, usufruir da loja, usar todoo
seuespaçoepermanecermais tempono lo-
cal, nãoapenasentrar, comprar e ir embora.
São atrativos e preocupações sutis que cati-
vamo consumidor.
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