Revista Lojas de Tintas - Edição 158 - page 49

Lojas de Tintas
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Por FernandoVal YVal Peres (*)
NOVOSNEGÓCIOS -
SEMPREUMANECESSIDADE
FernandoVal YVal Peres é sóciodaHalcos
ConsultingGroup, atuandonaáreadevendas,
distribuiçãoegestãodenegócios. Desenvolveu
seu conhecimentodegestãodemarcas, segmen-
taçãode canaisdevenda, reestruturação, turn
around, fusões/aquisiçõesnas empresasAxalta,
Sherwin-Williams,Ultragaz eDowQuímica.
ARTIGO
Novos negócios são atividades de inovação e criação, que são desenvolvidas
paraagregar valor àempresaexistente. Anecessidadedaexistênciadesse con-
ceito no planejamento estratégico é fundamental quando se deseja crescer e
estar navanguardadomercado.
Quando sedeseja realizar algodiferente, naturalmenteescolhemos pessoas da
estruturaatual naempresaqueestãoenvolvidasnodiaadia.Masmuitas vezes
esse processo fica lento e se perde o foco no negócio principal. Quando isso
aconteceéomomentode criar umaáreaespecíficapara isso.
Adimensãodessaáreaserádiretamenteproporcionalaotipodosnovosnegócios.
Seconsiderarmosqueabuscaporumnovoclienteéumnovonegócio, sugiroque
seutilizeaestruturaexistente, poiséumaextensãonatural daempresa.
Porém, se estamos falandodeumprocessoprodutivonovo, ouuma aquisição,
oualgoqueenvolva investimento significativo,minha sugestão seria iniciar com
apenasumaouduaspessoasatéqueoprojeto sejamaisbemdefinido.Quando
essa definição estiver bem clara e acordada com os tomadores de decisão, ini-
cia-se a fase de detalhamento, que deverá seguir as sete etapas que considero
fundamentais:
DESCRIÇÃODONOVONEGÓCIO:
Avisão claradeondevocê seencontraatualmenteeparaondedeseja ir. Ades-
crição clarae concisaé fundamental para seatingir as expectativas.
PRODUTOS E SERVIÇOS:
Qual é a sua oferta? Quais produtos e serviços serão comercializados? Para
quem sedestinam?
ANÁLISEDEMERCADO E CONCORRÊNCIA:
Quemsãoosconcorrentesequalo tamanhodemercado?Valeapena investirem
ummercadoenormecombaixamargem?Oudesafiara tecnologiadeconcorren-
tes que você descobriu?Ou atacar ummercado de poucos clientes, porém com
altamargem de contribuição? Estabelecer onde e como os concorrentes atuam
realizandoaanáliseSWOT (fortalezas, fraquezas, oportunidadeseameaças).
ESTRATÉGIADEMARKETING EVENDAS:
Definidos os três primeiros objetivos, é preciso definir os planos demarketing e
vendas e, na sequência, estabelecer o “como” atingir os objetivos estabelecidos.
Essa, certamente,éapartemais importanteedelicadadequalquernovonegócio.
OPERAÇÕES -PRODUÇÃOLOCALOU
IMPORTAÇÃO,QUALIDADE, LOGÍSTICA:
Próximopasso é disponibilizar oproduto ao cliente,
comamelhor qualidadee commelhor custodoque
a concorrência. Se o produto for um serviço, maior
será a dificuldade, pois a mão de obra será funda-
mental no sucessodonovonegócio.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO - RETORNO
SOBREO INVESTIMENTO, FINANCIAMENTO,
CAPITAL DEGIRO:
O retornofinanceiroéapartequeautoriza vocêa ir
em frente. Aqui é onde se define o investimento e
seu retorno. Anecessidadedefinanciamentoecapi-
tal de giro, bem comoumplanode contingências, é
aquidescritoeavaliado.Osacionistasprecisamestar
bem sintonizados com as necessidades e expectati-
vas, principalmente, com o plano de contingências
quepor ventura venhaa ser utilizado.
PESSOAS - ESTRUTURA, QUALIFICAÇÃO,
LIDERANÇA:
O envolvimento de pessoas é fundamental para a
obtenção do sucesso no empreendimento. A esco-
lha, aqualificaçãoeo treinamento terãoque sermi-
nuciosamente avaliados para que se obtenha uma
excelenteexecução.
Lembre-seque todoprojetopode ser escritodame-
lhor forma possível,mas se não for bem executado,
todo trabalho terá sidoem vão.
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