Revista Lojas de Tintas - Edição 159 - page 33

Lojas de Tintas
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Por FernandoVal YVal Peres (*)
2016CHEGOU!
E AGORA?
FernandoVal YVal Peres é sóciodaHalcos
ConsultingGroup, atuandonaáreadevendas,
distribuiçãoegestãodenegócios. Desenvolveu
seu conhecimentodegestãodemarcas, segmen-
taçãode canaisdevenda, reestruturação, turn
around, fusões/aquisiçõesnas empresasAxalta,
Sherwin-Williams,Ultragaz eDowQuímica.
Todo final de ano fazemos a retrospectiva do que passou e sempre deseja-
mos queoano vindouro sejamelhor. Infelizmente, paraamaioriados negó-
cios, o anode 2015ficoubem aquémdas expectativas quetínhamos epara
2016asprevisões tambémnão sãoboas.
Mas o que nós estamos fazendo para que realmente este ano sejamelhor
que 2015? As resoluções de ano novo precisam ser também executadas e
nãoapenasplanejadas. Énecessárioqueoplanejamento,boavontadeeexe-
cuçãoestejamunidosparaqueos resultados superemasnossasmetas.
Acreditoque temossemprequesairdenossazonadeconfortoenosposicio-
narmosdiferentementecomnossasatitudes. Para isso, quatroações simples
sãonecessárias:
1 - SEJAMAISATIVO:
Deixede ladoa sua frustraçãoeolhepara frente. Parede falar sobreonegó-
cio dos outros e abra um foco para o seu negócio. Quantas empresas novas
foramabertas e vieramaocupar umespaçodealguém? Issoaconteceupor-
quehouveumaacomodaçãoouummaugerenciamento?
Busque novas oportunidades sendo inovador nomercado e lance produtos
novos primeiro que os outros. Lembre-se que todos os clientes são ávidos
por novidadesmesmoque sejam conservadores. Vocêpassaráa ser uma re-
ferêncianomercado criandoessediferencial.
Mas lembre-sequeumplanodemarketinge vendas é condiçãoparao cres-
cimento. Eledeve ser construídoeexecutadodamelhor formae suaequipe
deveparticipar de suaelaboraçãoparaquefique comprometida comele.
2 - SE COMPORTE COMOUM CLIENTE COMATÉ35ANOSDE IDADE:
Muitas vezes, essa frase é de difícil compreensão! Mas lembre-se que essa
geraçãopouco comproumateriais de construçãona sua vida. Essageraçãoé
que irábuscar auxílionas redes sociais, aplicativos etc., emuitas vezes o seu
negócionãoestáprontoparamelhor atender essepúblico.
Énessemomentoqueamodernidade chegaao seunegócioe você temque
se reinventarmuitas vezes.Oque sempre foi bompodenão sermais...
3 - SEJAUMVENDEDOR:
Descubra quais são asmaiores dificuldades de seu vendedor. Traduza as ne-
cessidadesparadentrodesuaempresae invistanassoluções. Lembre-seque
sempre existirá um cliente insatisfeito nomercado. Ele é o seu alvo! Como
conquistá-loe aumentar a suabasede clientes utilizando-sedos pontos fra-
cosde seus concorrentes?
Ser um vendedor do seu negócio é condição para que você avance para a
últimaetapaqueé:
4 - REAVALIEA SUA EQUIPEDEVENDAS:
Todo bom negócio tem sempre uma boa venda! Ela
é a porta de entrada de qualquer empreendimen-
to. Portanto, bons vendedores são a alma de todo e
qualquerbomnegócio.Oprocessode reavaliaçãode
umaequipede vendas deveocorrer de forma contí-
nuaenãoapenasuma vezpor ano.
O início desse processo começa por resolver as fa-
lhas internas de sua empresa. Assim, boa parte das
desculpas dos vendedores desaparece. Na sequên-
cia, eliminar todosos fatores externosnãopertinen-
tes ao seunegócio (chuva, bolsade valores, política,
turismoetc.) quepoderão servir comodesculpas.
O próximo passo é identificar, mensurar e avaliar a
base de clientes dos vendedores, suas vendas em
unidades e valores e, por fim, as suas margens de
contribuiçãoobtidas.
Todos esses indicadores deverão sempre ser com-
parados com as metas e com os resultados do ano
passadoparaomesmoperíodo. Dessa forma, elimi-
na-se a sazonalidade e outros fatores. Essas compa-
raçõesmostrarãoquem sãoos grandes vendedores.
Como plano de ação, será necessário aprender o que
esses grandes vendedores fizeram para produzir esse
resultadoedepoisreproduziraomáximoasboaspráti-
cas realizadas. Lembrando-seque sucessonopassado
não significa sucessono futuro,mas grandes aprendi-
zadossempredevemser lembradosepraticados.
Em resumo, essas quatro atitudes são o embasa-
mento para se obter uma mudança em relação ao
anode2015e seposicionar paraum feliz 2016.
ARTIGO
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