Revista Lojas de Tintas - Edição 159 - page 25

As vendas no varejodematerial de construção cresceram3%emdezembro, com relação anovembro,
maso setorencerrou2015comquedade5,8%e faturamentodeR$56,5bilhõesnoano. Foi aprimeira
retração registradapelo segmentonosúltimos 12anos.
Osdados sãodoestudomensal realizadopelo InstitutodePesquisasdaAnamacocomoapoiodaAbra-
fati, InstitutoCrisotila Brasil, Anfacer e Siamfesp. O levantamentoouviu 530 lojistas, das cinco regiões
doBrasil, entreosdias 23e29dedezembro. Amargemdeerroéde4,3%.
Segundo a pesquisa, odesempenhonomês dedezembroficou 7% abaixodo registradopelo setor no
mesmo período de 2014. “Nós já esperávamos encerrar o ano com queda nas vendas, mas vínhamos
batendo recordesconsecutivosde faturamentodesdeaúltima retraçãodosetor, registradaem2003. E,
mesmoem2003, vínhamosdeum recordehistóricodesde1994. Jápassamospor issoantese sabemos
comoonossomercado se comporta. O consumidor podeatéadiar obras em funçãoda criseeconômi-
ca,mas elenãopoderá adiar essanecessidadepormuito tempo”, explicaCláudioConz, presidenteda
Anamaco.
MembrodoConselhoCurador do FGTS, doConselhoCurador do FundodeDesenvolvimentoEconômi-
co e Social (FDS) e do Conselho deDesenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República,
Conzacreditaque2016seráumanode recuperaçãoparao segmento. “Teremosumprimeiro trimestre
difícil, oqueéuma característicadonossomercado. Como recessodefimdeanoeas fériasescolares,
aspessoasdeixampara iniciar as reformasdepoisdocarnaval, afinal criançaemcasanãocombinacom
obra, além de ser um período de bastante chuvas. Porém, a partir de abril emaio, a nossa previsão é
queo setor volte a crescer e, se tudo sair comoesperamos, fecharemos 2016 comum crescimentode
6% sobre2015”, completa.
APesquisaTrackingAnamacodedezembro também indicouquemaisdeum terçodos lojistasdoNorte
eNordestetiveram resultados positivos nomês. Jánas demais regiões, apenas 28% (Sul), 22% (Sudes-
te) e 18% (Centro-Oeste) dos estabelecimentos registraram aumento de vendas. Dentre as categorias
pesquisadas, o setor de tintas foi o que tevemelhor desempenho em dezembro, com alta de 9%, se-
guido de telhas de fibrocimento (2%). Louças sanitárias, revestimentos cerâmicos emetais sanitários
retraíram -6%, -3%e -2%, respectivamente. Jácimentose fechadurase ferragensmantiveramomesmo
patamardevariaçãodomêsanterior. O levantamento também revelouqueaumentouemdezembroo
pessimismodo setor com relaçãoàsaçõesdogoverno (de53%para56%). Para janeiro, noentanto, au-
mentaa intençãode contrataçãode funcionários em três regiões (Sul, SudesteeNorte) ediminui, nas
mesmas regiões, apretensãodenovos investimentos nos próximos 12meses. “Noentanto, sob todos
osaspectosavaliados, esses índices são inferioresaomesmoperíodode2014. Para janeiro, asexpecta-
tivas sãode resultados tímidos,mas comoeu jádisse, depois doprimeiro trimestre, passaremos a ver
resultadospositivos em2016”, finalizaConz.
AAnamaco aproveita para informar que em 2016 deve rever ométodo de cálculo do faturamento do
setor, em razãodas novasmedições introduzidas pelo IBGE (InstitutoBrasileirodeGeografia e Estatís-
tica) em seus índices. Segundoestimativas da FGV (FundaçãoGetúlioVargas), o faturamentodo varejo
dematerial de construçãoem2014 teria sidodeR$80bilhões.
VAREJODEMATERIALDECONSTRUÇÃO
CRESCE EMDEZEMBRO
SEGUNDO
ANAMACO,
EXPECTATIVA PARA
2016 É POSITIVA
MERCADO
Lojas de Tintas
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