Revista Lojas de Tintas - Edição 165 - page 34

ARTIGO
Lojas de Tintas
34
Por FernandoVal YVal Peres (*)
ESTRATÉGIASCONVERGENTES
*FernandoVal YVal Peres é sóciodaHalcos
ConsultingGroup, atuandonaáreadevendas,
distribuiçãoegestãodenegócios. Desenvolveu
seu conhecimentodegestãodemarcas, segmen-
taçãode canaisdevenda, reestruturação, turn
around, fusões/aquisiçõesnas empresasAxalta,
Sherwin-Williams,Ultragaz eDowQuímica.
Quantasvezesnosdeparamoscom frases, como“tiveuma ideiaqueninguém
nuncapensou”, ou “esta ideiavai revolucionaromeunegócio”, ou “aquele lá
copiouaminha ideia”, ou “vou copiar a ideiadelee fazermelhor”.
Muitas vezes reativa ou ativa, a grandemaioria das ações é fruto de ideias
que, por sua vez, são convertidas em objetivos, estratégias ou ações. E ao
mesmo tempo são inovadoraspor pouco tempo.
Fornecedores e/ou lojistas ficam cada vez mais parecidos em suas ações e
suas estratégiaspassama ser convergentes!
Amaior convergência costuma ser a de crescimento, na qual muitos falam
“queremos ser líderes em cinco anos”, ou “vamos ser reconhecidos como a
empresamais inovadora”, ou “queremos atingir xismilhões em faturamen-
to”, ou “queremos ter tantas lojas”. Todos esses objetivos sãomuito comuns
de seencontrar nomercado.
Os passos seguintes serão preparar as estratégias de marketing, vendas e
planos operacionais e, nessemomento, muitas vezes ocorrem, novamente,
açõesmuitoparecidas e, novamente, convergentes.
Então, comoocorreráo sucessodecadaum se todospretendem fazerames-
ma coisa?Como seremosmais eficientesqueosoutros?
A execução, criatividade, velocidade, agilidade, flexibilidade e tantos outros
adjetivos é que comandarão os ganhadores. Vivemos numa época em que
os planos possuemum tempode vidamuito curtoe, por isso, servemmuito
mais comoumguiaa ser seguido. A sua concorrência seráaoutrabalizaque
indicarápor quanto tempoo seuplanodeação será válido.
Além disso, as diferenciações serão menos de produtos e muito mais em
serviços, propagandas segmentadas e promoções criativas. Novos canais de
venda foram desenvolvidos e a venda direta pela internet começa a ocupar
umespaço significativo.
Um exemplo muito forte foi em julho passado. Tivemos o lançamento do
gamePokémonGoemalgunspaísesenão sepassaramquatrodiasparaque
lojistasprocurassemaNintendopara colocaros “bichinhos virtuais”em suas
lojas. Resultado: as vendasdesse lojistaaumentaramemmaisde70%!
Então, comomediferenciar nesseambiente tão convergente?
Primeiro, você deve alcançar seus concorrentes nos quesitos que você con-
sidera comomais importantes. Na sequência, estabeleça qual será a sua es-
tratégia única, a qual considera difícil de ser copiada. Terceiro, execute com
esmeroúnico.
Lembre-sequeaescolhadaestratégiaúnicadeverá ser baseadaem compe-
tênciasque só suaempresapossui. Ela temque ter a sua identidade. Contra-
te funcionários que sejam alinhados com as suas competências e sua identi-
dade, porém criativoso suficienteparaosdias atuais.
Seja corajosoem aceitarmudanças, porém alinhadas comos seus valores e,
certamente, queo crescimentovirá.
1...,24,25,26,27,28,29,30,31,32,33 35,36
Powered by FlippingBook