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PAINT & PINTURA
Dezembro 2009
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Makeni
A Makeni é orientada por segmentos de mercado que fa-
cilitam o atendimento técnico-comercial de acordo com a
necessidade do cliente. “Como representante dos princi-
pais fabricantes internacionais de matérias-primas, a
Makeni reformula suas operações periodicamente para
adequar-se às novas demandas que surgem”, garante
Reinaldo Medrano, diretor comercial.
A empresa realinha suas estratégias para manter-se competitiva no mercado com as seguintes alterna-
tivas:
- Gerenciamento de estoques: o distribuidor que já possuía papel importante na administração de
estoques, hoje, reforça sua atuação importando para seu estoque local e disponibilizando produtos em
tempo real para os clientes;
- Suporte técnico: a Makeni mantém sua equipe técnica ali-
nhada para atender às solicitações dos clientes que desejarão
substituir suas formulações por matérias-primas mais econô-
micas, já que os valores do petróleo e commodities recuaram
aos valores praticados em 2006/2007;
- Crédito: por intermédio das linhas de crédito internacional,
a Makeni torna-se um agente financiador aos seus clientes
que desejarem adquirir matérias-primas importadas. Desta
forma, a distribuidora assume todo o processo logístico e ofe-
rece suporte cambial à operação;
- Unidade de fracionamento: de acordo com as novas legisla-
ções, a Makeni reformulou sua unidade de fracionamento e
‘entamboramento’ para química fina humana e animal. A uni-
dade foi reinaugurada em março deste ano e o objetivo é atender a demanda para compras fracionadas.
Para Medrano, neste período de recuperação gradual, os clientes da Makeni necessitam mais do que
nunca de uma distribuição fracionada. “A tendência é de que efetuem compras espaçadas em menor
volume, trabalhando com estoque mínimo e utilizando ainda mais o estoque local do distribuidor. Para
tanto o atendimento precisa ser ágil e pontual. Além disso, é necessário contar com pré-requisitos como
certificações de qualidade, inovações tecnológicas e responsabilidade social e ambiental”, informa o
diretor comercial, acrescentando que para 2010, a companhia apresentará novidades no portfólio de
produto, promovendo novos contratos de distribuição com empresas multinacionais.
Maxepoxi
A Maxepoxi, junto com a Huntsman Advanced Materials, procura se antecipar ao mercado, forne-
cendo e propondo soluções tecnológicas em sistemas epóxi que atenda toda expectativa dos clientes.
“Após a queda do mercado mundial desde final de 2008, percebemos que para continuarmos nossa
linha de crescimento teríamos que ampliar nosso portfólio de produtos e diminuir a concentração
de negócios num determinado segmento da industria. Desde então, resolvemos aceitar a proposta da
Huntsman Advanced Materials, em distribuir toda a linha de resinas epóxi Araldite e seus endurece-
dores Aradur, para o segmento de tintas, vernizes e revestimentos. O nosso objetivo neste segmento
é colocar à disposição do segmento de tintas o nosso alto grau de conhecimento técnico de produtos
e processos que possam ajudar o segmento a desenvolver novas tecnologias e produtos corretamen-
te ecológicos, que é o caso dos epóxis base de água e os vários sistemas para tintas de alto sólidos”,