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Junho 2011
PAINT & PINTURA
ano, mesmo no período pós-crise
global. “O setor vive um momento
de forte aquecimento no Estado e
deve receber quase R$ 1 bilhão em
investimentos este ano, devendo
gerar aproximadamente 1,5 mil
empregos diretos e 6 mil indire-
tos”, ressalta.
Apesar de seus 8,5 mil quilôme-
tros de costa e 45 mil quilôme-
tros de águas navegáveis, o Brasil
tem apenas um barco de lazer
para cada 3,6 mil habitantes. Na
França e Itália a média é de um
a cada 68 pessoas, e nos Estados
Unidos a relação é de um para 18
americanos.
A frota nacional hoje é formada
por 63 mil barcos de fibra aci-
ma de 14 pés, sendo que a maior
parte (84%) é de barcos a motor,
e 16%, a vela. O Brasil possui 654
marinas, iates clubes e garagens
náuticas, 1.518 lojas náuticas,
1.247 operadoras de mergulho,
856 hotéis e pousadas marinhas
e 1.242 oficinas para acessórios e
implementos.
Expansão
O mercado de tintas navais vis-
lumbra um grande aquecimento
da indústria naval mundial nos
próximos anos, especialmente a
brasileira. “Estamos em uma nova
era no País. Houve uma descen-
tralização dos pólos de construção
que estavam concentrados no
Rio de Janeiro (RJ), Itajaí (SC) e
Santos (SP), e hoje já temos novos
estaleiros de grande porte cons-
truídos e operando em Recife (PE)
e Rio Grande (RS), por exemplo,
com anúncios de construção em
outros Estados. A International
Paint, unidade de Tintas Maríti-
mas e Industriais da AkzoNobel,
já se preparou para esta nova rea-
lidade e atenderá a esta demanda
do mercado com produtos de alta
tecnologia e técnicos altamente
qualificados, além da ampliação
de sua rede de distribuição para
atender localmente a demanda
destes novos estaleiros. Projeta-
mos uma participação crescente
da empresa neste novo mercado e
contamos com alguns contratos
que estão em fase de negociação
com os estaleiros nacionais”, reve-
la Fernando Macedo, gerente geral
da International Paint – Unidade
de Tintas Marítimas e Industriais
da AkzoNobel.
Adauto Riva, gerente técnico &
produtos da Renner Protective
Coatings, conta que é estimado
que esse setor tenha crescido em
torno de 6% em 2010, chegando
ao incrível número de 9 bilhões de
toneladas de carga. “A frota mer-
cante destinada para atender essa
demanda é de aproximadamente
38 mil embarcações, divididas em
transporte de petróleo, granéis só-
lidos e cargas diversas, incluindo
contêineres. O mercado é cres-
cente e estamos preparados para
atendê-lo.”
Avanços tecnológicos
Com um elevado nível de exigên-
cias do mercado, as fabricantes
de tintas navais têm apresentado
importantes avanços tecnológicos.
“Disputamos o mercado com gran-
des players mundiais e este fato
nivela o segmento com produtos
de tecnologia inovadora, duráveis
e de qualidade inquestionável.
Tintas low VOC e no VOC isentas
de metais pesados e com alta re-
sistência química, física e anticor-
rosiva já não são mais tendência
de mercado, mas exigência do seg-
mento. A Renner concentrou em
seus produtos conceitos ambien-
talmente corretos, com caracterís-
ticas de aplicação que otimizam o
trabalho e reduzem o tempo na
área de pintura dos estaleiros. Es-
sas tintas podem ser aplicadas em
uma única demão com espessuras
acima de 500 micrômetros, são
Foto: Alberto Sodré