Revista Paint & Pintura - Edição 204 - page 30

ENTREVISTA
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| PAINT&PINTURA |Outubro2015
cém-formada federaçãodasassociações
de classe de tintas da América Latina. É
umaassembleiaque vamos realizar com
umgrupodeparticipantes dos 10países
daAméricaLatina, queestarãoaqui.
REVISTA PAINT & PINTURA: QUAIS
SÃO SUAS EXPECTATIVAS PARA A
ABRAFATI2015?QUANTOSVISITANTES
SÃOESPERADOS?
DILSON FERREIRA:
Esperamos em
torno de 10 mil a 12 mil visitantes na
Abrafati 2015,basicamenteéumnúmero
que costumamos já ter. Nossa feira não
é aberta ao público comum, não nos
interessaumgrandenúmerodepessoas,
pois é um evento bem dirigido, no qual
contamoscomapresençadepessoasde
nível bom e correto; e também tem os
queestãonacadeiaprodutivacomoosde
interessediretonosetor,eosquepodem
influenciar as demandas de produtos,
desenvolvimentosdeprodutos,melhoria
dequalidadee respeitoaosprincípiosde
sustentabilidade.
REVISTA PAINT & PINTURA: EM SUA
OPINIÃO, COMOOSETORDETINTASESTÁREAGINDOAOSFORTES
EFEITOSDACRISEECONÔMICA?
DILSON FERREIRA:
O impacto da crise está sendo grande na nossa
economia, e afeta o segmento que atendemos, como, por exemplo,
habitação, construção civil, indústria automobilística e os projetos
de infraestrutura. Todos esses segmentos estão sendo afetados,
consequentemente, avendade tintasparaessessegmentosacompanha
esse ritmo.
A indústriaautomobilísticaestáproduzindoesteano20%menosveículos
doqueproduziunoanopassado,que jáfoiumanodequedaversusoano
anterior e, consequentemente, vendemos20%amenos.
Para a área de construção civil, que diz respeito à habitação, os lança-
mentos denovos imóveis tiveramumaparadamuitograndeneste ano,
talvez em torno de 20% a 25% de diminuição no nível de lançamento e,
consequentemente, tambémdecomercialização, eo impactoparanósé
menor, pois esse segmentodehabitação (pinturanova) não representa
maisdoque15%detodasasvendasquea indústriadetintasfaz.Ogrande
volume, ou seja, 85%das vendas feitas sãopormeiodo comércio, como
casas demateriais de construção, lojas especializadas em tintas, home
centers, que são vendidas de forma pulverizada para os consumidores
finaisdiretaou indiretamente.Algumacoisaéparapintarhabitaçãonova,
mas sãoasmoradias feitasdemaneiramenos formal eque são feitasde
formapulverizada. Também vem toda a tintaparadecoração, repintura
dos imóveis -esseéograndevolumequetemos,equefoimenosafetado
doqueaconstruçãodecasanova.Mas,mesmoassim, a tinta imobiliária,
deuma formageral, representaparao setor 62%do faturamento, eque
temumgrande impacto.
TivemosnoFórumAbrafati, realizadoemagosto, onúmerooficial dado
pelaparticipaçãode todosospresentesdoDataFati, e tambémpelaava-
liaçãoqueAntonioCarlosLacerda,demaneiratãoconstrutivaefirme, fez
a respeitodosetor;projetavam terminarmosoanocomosetorde tintas
deuma formageral em tornode5%abaixodoque foi noanopassado.
Osmesesdeagostoesetembro jápassarameasperspectivasnãomelho-
raram,equalquerquesejaodesenvolvimentopolíticonopaísacorreção
da economia vai ser necessária; independentemente de quem estiver
liderando essemovimento, terá que ser feito. Então, vamos continuar
tendoumperíododifícil, eaopassarmospor esseprocessode correção
daeconomia,doserroseexagerosqueforamfeitosnopassado, issoquer
dizerqueatendênciaaindaédepioraresteanoecomeçodoanoquevem.
Oqueesperamoséqueosvaloresquetemoseasperspectivasqueopaís
temdepotencialdemédioe longoprazos,aosairdesseperíododecrise,
propicieum crescimento significativo. Anecessidadedemoradia, déficit
habitacional,programasdemoradiapopular,aconsciênciaqueexistepor
partedosgovernosda importânciadaconstruçãocivil comoum fatorde