Revista Paint & Pintura - Edição 216 - page 47

U
mmercado muito competitivo, dinâmico
equeestá constantementebuscandopro-
dutos de alta performance e qualidade, o
segmento de emulsões, atualmente, se
empenha no desenvolvimento de soluções que
melhoremo custobenefícioe, ambientalmente,
mais amigáveis. “Se considerarmos que oBrasil
ocupaosexto lugarnomundo, segundo informa-
ções divulgadas na Feitintas 2016, em produção
de tintas, 75%dessevolumeproduzidose referea
tintas imobiliárias.Partindodessepressuposto,o
mercadodeemulsõesabrangetodoessesegmen-
to,noqual, cadavezmais,osconsumidoresestão
mais exigentes em relaçãoàqualidade”, declara
FabianaPadilha, gerente comercial da Isogama.
ParaReinaldoSampaio, gerentedevendasdaLubrizol, apesardocenárioeco-
nômicoatual retraído, alguns fabricantesde tintasestãootimistase investindo
nosetor. “Omercadodeemulsõessofrebastantepela retração,poisdepende
diretamentedo volumeparagerar receita,mas háespaçopara inovações eo
momentode recessãotambémédeanáliseepreparaçãoparaquandoocenário
mudar. Abuscapela reduçãode custopode ser a chancedeolhar paranovas
tecnologias, produtos de alto rendimento e alta durabilidade, mas sempre
mantendo-se as características mínimas exigidas pelo programa setorial da
qualidade. O grande desafio émanter a tecnologia como aliada nessa busca,
como fazaLubrizol, sempredemonstrandoqueprodutosdealtodesempenho
podem também trazer grandes economias.”
Omercadodeemulsõesacrílicasébastantevastoediversificadoem funçãodos
diversos segmentos onde asmesmas podem ser utilizadas. Esses segmentos
incluem: tintas arquitetônicas, industriais e automotivas, indústria de imper-
meabilizantes e argamassas, segmento têxtil, entre outros, afirma Graziela
Pandolfo, engenheira química da WTech. “No entanto, apesar da vastidão,
ainda é um mercado que tem muito a
crescer. Com a tendência da substituição
de produtos base solvente, que ainda é
uma realidademuitopresentenoBrasil, o
mercadodeemulsões acrílicas tende a se
desenvolver, tanto comercialmente, com
incrementodovolumedevendas, quanto
tecnologicamente, em busca de novas
soluções. A WTech atua no mercado de
emulsões acrílicas desde 2003, com foco
no mercado de tintas arquitetônicas e
impermeabilizantes elastoméricos.”
CarlosDeLionNeto, diretorde
marketing&comercial - ACRda
Arkema
CarolineReggianedaSilva, suporte
técnicodispersões, resinaseaditivos
para tintaseconstruçãocivil daBASF
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