Revista Paint & Pintura - Edição 253

DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS enfatizaMedrano. “Por isso, somos pro- ativos em alguns fatores e reativos em outros. Nossa entidade é ética, transpa- rente e temprestado umgrande serviço à distribuição e às empresas de uma maneira bastante eficiente, procurando sempre atender as necessidades.” Medrano ainda ressalta que nem sem- pre a entidade consegue efeitos ime- diatos, mas o importante é o trabalho que realiza no setor. “Destacamos neste caso, o EBDQuim, uma iniciativa da Associquim-Sincoquimque organiza um grandioso evento direcionado ao setor de distribuição. A 9ª edição do evento aconteceu nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo, trouxe muitas novidades do mundo todo. Além disso, foi uma oportunidade das empresas, que não conseguem viajar e participar de outros eventos, receberem uma série de infor- mações em apenas dois dias, o que não seria possível de outra maneira.” TENDÊNCIAS Atualmente, as distribuidoras observam uma movimentação das empresas no sentido de diminuição de estoque e espaço de armazenagem, conta Flavia Zangrandi, product manager - Coating& Construction da IMCD. “As compras são mais fracionadas para melhora do fluxo de caixa e otimização de produção. Por esses motivos, conseguimos observar um grande crescimento na área de distribuição. Os produtores estão usando cada vez mais os distribuido- res, como canal de vendas e a IMCD é fortemente especializada em atender esses clientes.” Já Luciana Menezes, gerente comer- cial da Univar Solutions, informa que o papel das distribuidoras não vem sendo apenas de uma simples revenda de produtos e, sim, um trabalho mais abrangente de consultoria e serviços diversificados e sofisticados, o que deve seguir como tendência para o fu- turo, revela. “A distribuidora deve atu- ar como uma fonte de conhecimento, levando inovações e tecnologias ade- quadas à região e ao segmento, além de pacotes de serviços específicos.” EXPECTATIVAS Além da distribuição no Brasil ser um mercado pequeno em relação à dis- tribuição em outros países, segundo Victor Maluf, diretor técnico e de ma- rketing da Kalium. “Mas sou otimista Rubens Medrano, presidente da Associquim-Sincoquim

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=