Revista Paint & Pintura - Edição 254

DISPERSÕES PIGMENTÁRIAS PAINT&PINTURA 35 Nathalia Alves de Miranda, assistente técnico - Pigmentos da IMCD difíceis. Precisamos ajudar os nossos clientes e também ser ajudados, uma corrente de força para retomarmos nossos negócios e projetos.” Na opinião de Jaime Júnior, gerente comercial da Exatacor, ocorreu uma grande baixa da demanda de pigmen- tos dispersos. “Pelo menos houve uma queda de 50% da demanda devido às normas estaduais de isolamento social com que praticamente nos obrigam a manter plantões mínimos e algumas in- dústrias em férias coletivas. Alémdisso, tem que se levar em conta uma baixa demanda normal noNordeste por causa da temporada de outono/inverno. Ainda não temos uma previsão para a volta da normalidade, o que acarreta para o ano de 2020 uma perspectiva de perdas significantes em volume de produção aliada a uma complicação no câmbio, devido ao problema pandemia/política. É preciso manter uma normalidade de atendimento técnico/comercial dentro do possível neste momento, devido ao isolamento social imposto. Os diversos setores, mesmo com as férias coletivas de colaboradores, estão funcionando conforme as decisões do estado, seja em home office ou em sistemas de plantão cumprindo todos os protocolos impostos.” TENDÊNCIAS DO SETOR A expectativa é que passada a turbu- lência e o impacto inicial causado pela pandemia, os agentes da cadeia produ- tiva se realinhem rapidamente, revendo suas projeções e iniciativas e, com isso, minimizando ao máximo os danos ad- vindos do Covid-19, para que se possa retomar de forma consistente o curso positivo da economia, salienta Vieira, da Clariquímica. “A principal característica ou tendência é a retomada crescente no uso das dispersões pigmentárias, visto que as mesmas conferem ao setor pro- dutivo a otimização e racionalização tão desejados na evolução dos processos, com impacto direto nos resultados.” Já Silva, da Colormix, destaca que as principais tendências para esse setor são as dispersões metálicas, com excelente estabilidade à sistemas base água. “Com essas dispersões é possível reproduzir excelentes efeitos, como rústico, con- creto e madeira nas cores ouro e prata. Esses efeitos são muito utilizados no mercado de tintas imobiliárias. Outro ponto importante é o lançamento da linha de dispersão baseado nos produ- tos Ecolysopac da Ferro/Nubiola. Essa linha visa a substituição dos pigmentos de cromato de chumbo, mantendo as suas excelentes propriedades. A Color- mix Especialidades também disponibi- lizará aos seus clientes cores prontas, seguindo um padrão de cor, fornecida previamente.” Grace, da Spectracolor, ressalta que, neste momento, a tendência é por produto combom custo-benefício, mas alerta que não se podemrecuar todos os avanços por conta da crise da pandemia. “Os produtos com bom poder tintorial, solidez à luz e seguindo a tendência de ecologicamente corretos continuam sendo tendência. O principal foco da Spectracolor é atender com qualidade as necessidades dos clientes.” Na opinião de Nathalia, da IMCD, com certeza, todas as soluções sustentáveis estão em alta e devem cada vez mais ter aumento de demanda. “Produtos compostáveis, com baixo VOC e APEO free são tendências no mercado de tintas como um todo.” Ibanhez, da Lanxess, revela que, no ano que vem, deve se ter uma mudança re- gulatória dodióxidode titâniona Europa e, mesmo com algum atraso, deverá chegar ao Brasil. “Com isto, novas op- ções deverão ser buscadas e teremos uma ruptura na cadeia de fornecimento, com novos players neste mercado e outros desaparecendo.” Para Coelho, da Clariant, após o perí- odo de distanciamento social devido a Covid-19, as maiores tendências não serão observadas nas propriedades técnicas das preparações pigmentárias, mas simna digitalização no processo de vendas. “A troca de informações mais dinâmicas por meio de lives, webinar ou reuniões online tambémcontribuirão para melhorar e democratizar o acesso às informações dos produtos de uma forma muito mais ágil e confiável.” DISPERSÕES E SEUS DIFERENCIAIS A demanda de dispersões pigmentárias vem aumentando a cada ano, pois são muitos os benefícios em sua utilização. A Clariant, sempre atenta às tendências

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=