Revista Paint & Pintura - Edição 276

LATIN AMERICA AND WORLD NEWS LANXESS TEM COMO META TORNAR TODA A CADEIA DE VALOR NEUTRA PARA O CLIMA A empresa de especialidades químicas Lanxess está dando o próximo passo em direção à proteção climática e estabeleceu uma meta para suas emissões de Escopo 3: o Grupo pretende tornar neutras para o clima suas cadeias de suprimentos ups- tream e downstream até 2050. Isso inclui emissões indiretas, principalmente de matérias-primas compradas, mas também de produtos logísticos e finais. Até 2030, as emissões de Escopo 3 devem ser reduzidas em 40%, em comparação com o ano base de 2015, de 27.000 para 16.500 quilotoneladas de equivalentes de CO2. Para emissões diretas na produção (Escopo 1) e para fontes de energia (Escopo 2), a Lanxess já havia estabelecido, há três anos, a meta de se tornar neutra para o clima até 2040. As metas climáticas da Lanxess estão alinhadas com o Acordo Climático de Paris. E agora foram aprovadas pela renomada iniciativa Science Based Targets (SBTi). Essa iniciativa conjunta, que reúne a organização de proteção climática CDP (Carbon Disclosure Project), o Pacto Global da ONU, o Instituto de Recursos Mundiais e o Fundo Mundial para a Natureza (World Wide Fund, WWF), validou as metas do Grupo para reduzir suas emissões e aprovou que a Lanxess está ajudando a limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5 grau Celsius. Essa temperatura é geralmente considerada o limite para prevenir uma catástrofe climática. “Para deter as mudanças climáticas, nossas sociedades devem se transformar para atingir a neutralidade climática. Queremos fazer a nossa parte. Nossa meta de nos tornarmos neu- tros em emissões diretas e fontes de energia até 2040 já é muito ambiciosa. Com as metas adicionais para nossas emissões de Escopo 3, estamos dando o próximo passo, em conjunto com nossos fornecedores e clientes”, disse Matthias Zachert, presidente do Conselho de Administração da Lanxess AG (foto). “A aprovação do nosso compromisso pela SBTi mostra que estamos no caminho certo e responsável.” “Hoje, a Lanxess se junta à crescente lista de empresas commetas consistentes baseadas na ciência, compatíveis com o limite de aquecimento global a 1,5°C”, disse Luiz Amaral, diretor executivo da Science Based Targets Initiative. “Agora precisamos de mais atores corpo- rativos para estabelecer metas ambiciosas como a Lanxess.” Para atingir suas metas de Escopo 3, a Lanxess lançou o Pro- grama de Cadeia de Valor Zero Líquido (Net Zero Value Chain). Essa estratégia de neutralidade climática em toda a cadeia de valor se baseia em três pilares: • Matérias-primas sustentáveis: a Lanxess tem, cada vez mais, fornecidomatérias-primas sustentáveis que são de base biológica (bio-based), recicladas ou produzidas com energias renováveis. • Logística verde: a Lanxess também pretende fazer uso de soluções inovadoras, como “navios verdes” com trens de con- dução sustentáveis. Omelhor planejamento logístico também visa aumentar a utilização de ativos de transporte, otimizar os modos de transporte de cargas e reduzir a demanda por transporte de cargas. • Produtos neutros para o clima: a Lanxess está expandindo sua gama de soluções e produtos neutros para o clima com baixa pegada de CO2, esses produtos recebem o selo da mar- ca “Scopeblue”. O objetivo é ter exclusivamente produtos neutros para o clima em seu portfólio até 2050. A empresa também deseja quantificar a pegada de carbono de todos os seus produtos.

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