Revista Paint & Pintura - Edição 281

ARTIGO Esta evolução traz também como consequência um impacto na inovação em tintas para a região modificando o acesso às tecnologias de produtos e formulações, assim como as fontes de matérias-primas globais. Inovação incremental de produtos pelo desenvolvimento de novas tecnologias e formulações de tintas permitirá atender às necessidades específicas domercado sul-americano dentro de parâmetros sustentáveis. Historicamente, a América do Sul sempre teve acesso a impor- tantes tecnologias específicas em nichos de mercado, como indústrias de pinturas protetivas, aeroespacial, automotivas e outras, ou no mercado em geral até por meio de fornecedores dematérias-primas. A demanda domercado à sustentabilidade e compliance global de tintas e suas matérias-primas traz uma oportunidade para agregar valor a todo mercado e às tecnolo- gias. Estar fora desse circuito poderá nos isolar comtecnologias obsoletas, comprometendo a evolução e o futuro. OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIGITAIS E O MARKETING Os canais de distribuição de tintas estão evoluindo na América do Sul, assim como em outras partes do mundo. O e-commerce - comércio eletrônico - está crescendo rapida- mente na América do Sul e muitas empresas de tintas estão explorando essa oportunidade para expandir sua presença online e aumentar a conveniência para os clientes. No varejo especializado, cada vez mais, os clientes estão procurando lojas especializadas para comprar tintas e muitas empresas estão investindo em lojas próprias e franquias para atender a essa demanda. As redes sociais estão se tornando cada vez mais populares como canal de distribuição, especial- mente, entre as novas gerações de clientes, emuitas empresas estão explorando essa oportunidade para aumentar a visibi- lidade e as vendas. Muitas das empresas emtintas estão adotando a venda direta e especializada, comoummeiopara alcançar clientes emáreas ou segmentos remotos oucomdificuldadedeacessoespecializado. A distribuição automatizada implica em investimentos no setor para agilizar e facilitar a venda para seus clientes. O investimentoemmarketingdigital paraalcançar novos clientes e aumentar a presença da empresa pela internet amplia o alcan- ce e aumenta as vendas. Investir em automação da produção e distribuição organicamente focada, aumenta a eficiência e reduz custos. TALENTOS QUALIFICADOS E EXPERIENTES Anecessidade demodificação rápida do botton-line das empre- sas nos últimos anos, a procura da mudança de direção e pro- teção da lucratividade ocorreu por redução de custos severas, resolveu parcialmente a necessidade de mais resiliência que a indústria de tintas tanto ansiava. Resolveu-se as ansiedades de curtoprazo,mas surgiramansiedades enecessidades da susten- tação do longo prazo. A indústria de tintas investiu em passos mais lentos que as mudanças do mercado em programas para atrair e reter talentos qualificados e experientes, garantindo o sucesso do longo prazo.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=