Show do Pintor Profissional - Edição 175

SHOWDOPINTOR• JULHO 17 18 GESTÃODEOFICINAS Fazer um bom trabalho, ter pós-vendas eficientes e agilidade para fazer os consertos automotivos agora viraram requisitos básicos das oficinasmecâ- nicas.Comacompetitividadedomercado, terumbomserviçoeatendimen- toexemplar não são suficientes parao sucessodaoficina; éprecisoprecifi- car bem, saber com exatidãoo valor que entra e sai do estabelecimento, a quantidade de produto que está sendo utilizada nas repinturas, ter o total controleadministrativoe conhecer emdetalhes agestãodaoficina. Márcio Lavelberg é sócio e fundador da Blue Numbers, empresa de con- sultoria comdiversos clientes depequenas emédias empresas. Duranteos atendimentosque feznodecorrerdacarreira,notouqueosproprietáriosde oficinas costumam gerenciar o estabelecimentodemaneira amadora, com poucos controles eficientes. Como consequência, oproprietário tempouca visibilidade sobreonegócioedificuldadedeexpandir. Lavelbergexemplifica outros problemas: “Ao precificar um serviço demaneira errada, por exem- plo, acabagerandoprejuízoeendividamentoa curtoemédioprazos, como autilizaçãode limitesde crédito, pagando juros elevados.” SOFTWARES Nomercado há diversas ferramentas para auxiliar na gestão da oficina. Os fabricantes de tintas também colaboram nesse quesito, tanto oferecendo curso focado em capacitação quanto oferecendo ferramentas que ajudam nagestãodonegócio. Para auxiliar na questão, a Axalta lançará em breve uma nova ferramenta paragerenciamentodeoficinas. Essa ferramentapermitiráque concessioná- rias eoficinas tenhamum controlede seus custos eestoque, como também de sua mão de obra. “A ferramenta proporcionará relatórios de ordem de serviço, consumo dematerial, custos, desempenho dos produtos, entre ou- tros. Esses relatóriosdarãomaior clarezaaogestor daoficinade comoestáa operação, com informações paramaior controle e tomada de decisõesmais assertivas”, contaMarcus Lima, diretordenegóciosde repinturadaAxalta. AAkzoNobel disponibiliza para os clientes queutilizam a linha deprodutos da marca Sikkens ferramentas digitais com o intuito de auxiliar na gestão dos processos de reparação automotiva. São duas ferramentas, o CostPro TOTALCONTROLEDOSNEGÓCIOS GERENCIAMENTODOS PROCESSOS INTERNOSDAOFICINA É FUNDAMENTAL PARAA SAÚDE FINANCEIRADO ESTABELECIMENTO

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=