Show do Pintor Profissional - Edição 176

SHOWDOPINTOR•AGOSTO 17 23 com um produto de qualidade, com garantia de cobertura. Não é obrigatório, mas também é in- teressante que o pintor indique os produtos do mesmo fabricante, tinta e massa corrida, pois, caso tenha algum problema de aplicação, a so- lução serámais rápida ao se utilizar os produtos damesma empresa, como explica Gregório Bas- tos Alencar, gerente de produto, trademarketing eassistência técnicadasTintasEucatex. “Normal- mente, recomenda-se a aplicação de produtos damesma linha e fabricante. O uso de produtos demarcasdiferentesnão invalidaodireitoauma assistência técnica, mas o consumidor, na dúvida sobrequal produtoapresentouqualidade insatis- fatória, teráqueacionarmaisdeum fabricante, o quepodecausar certamorosidadeaoprocesso.” ORÇAMENTO ENSINADONA SALADEAULA O pintor Souza está no ramo de pintura há 18 anos. Assim como diversos profissionais, entrou na profissãoquandoficoudesempregado. Rece- beuumapropostaparatrabalharemumaempre- sa de pintura e por anos prestou serviços como pintor.Devidoaumproblemade saúde, todavia, novamenteprecisoumudar deprofissão. Porém com o passar dos anos, ao curar-se, sentiu falta do serviçodepintura edecidiu retornar à antiga profissão,masantes retornouparaasaladeaula. Ele sabe que omercado é competitivo, e conhe- cerapenasa técnicadepinturanãoéosuficiente. Então, fez cursos naAbrafati, naUniversidade do Pintor eemoutras instituições para, alémda téc- nica de pintura, aperfeiçoar amaneira de precifi- car o seu serviço e apresentar-se ao cliente. “Na Universidadeda Futura eu aprendimuito, não só sobre técnicas de pintura, mas comomelhorar o relacionamentocomomeucliente.Nãoéporque soupintor que vou fazer oorçamento coma rou- paouasmãossujasdetintas.Desdeocomeçodo meu trabalho, já precisomostrar que souorgani- zado. Assim que chego para avaliar o ambiente, converso com o cliente para saber quais são as suas necessidades emeço todo o local. Ao final, envio um e-mail ao cliente especificando o que será feito e o valor do serviço. Escrever o preço emuma folhaqualquernãoéprofissional.” Souza contaqueumponto inadmissívelemqualqueror- çamento é passar opreçodo trabalho semolhar o ambiente, apenas recebendo informações por telefoneoupor imagens. Paraauxiliar opintor noenviodeumorçamento demaneiramaisprofissional, aCoral disponibili- zaoprogramagerador deorçamentos. Pormeio do Clube da Cor, é possível que os profissionais do ramo da pintura tenham acesso ao progra- ma gerador de orçamentos, ferramenta simples para o pintor criar e enviar um orçamento per- sonalizado e completo para o cliente. É possível incluir informações referentes aos produtos das marcas, ao material de pintura, à quantidade necessária e àmão de obra. “Com essa funcio- nalidade, o Clube da Cor facilita o trabalho do pintor desde o cálculo até o envio ao cliente, com processos muitomais profissionais”, conta Biagio Lanzillotti, gerente de serviços aomerca- dodaAkzoNobel.

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