Show do Pintor Profissional - Edição 178

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 17 22 PDV A compra na internet está em alta, os números mostram exponencial au- mento no e-commerce brasileiro, mas há diversas experiências que o con- sumidor só consegue obter na loja física: tocar o produto, conversar com o vendedor, esclarecer dúvidas e ver a cor aplicada na loja. Essas caracterís- ticas atraem os clientes às lojas físicas e facilitam o processo de compra. O impacto visual que a loja causa no cliente também auxilia no procedimento de compra, pois assim é possível que ele tenha boas experiências e sensa- ções dentro do estabelecimento. Para uma loja de tintas é imprescindível estar com a pintura em dia, para inspirar o cliente, deixar o ambiente agradável e confiável, afinal, comprar tinta em uma loja que não pinta suas próprias paredes não gera credibilida- de. Jaques Grimberg é especialista em coaching de vendas e enxerga a cor na loja como o primeiro ponto de atração do cliente. “Manter as paredes, o teto e as portas com uma pintura nova é o primeiro cuidado que a loja deve ter. Use cores, deixe o ambiente colorido. Por exemplo, usar cor clara e rela- xante pode ajudar a aumentar o ticket médio da venda, pois induz a compra de produtos que o cliente não esperava comprar. Essas cores exploram o lado lúdico, gerando uma nova experiência de compra.” A iluminação agradável é outro ponto que auxilia na compra, principalmen- te de tintas. É indicado deixar o ambiente bem iluminado e claro, com fácil visualização dos produtos. O consultor aconselha ter uma parede onde os clientes possam testar as cores tendo uma experiência real do resultado da tinta aplicada, experiência que jamais terá com- prando on-line. Atendimento atencioso é outro grande diferencial das lojas físicas. Em seus anos de experiência, Grimberg percebeu que as em- presas de sucesso estão com foco no marketing de relacionamento diferenciado e, para isso, não são necessários grandes investimentos finan- ceiros. Ter um time de atendimento preparado e motivado para surpreender o cliente é um di- ferencial importante no ponto de venda e com investimento baixo. PDV ATRAENTE, COM O AUXÍLIO DOS FABRICANTES O conjunto correto de materiais de merchan- dising destaca as marcas e os produtos na área de vendas das lojas e pode auxiliar nas vendas. São ferramentas para facilitar a divulgação e dar mais destaque aos produtos e marcas, pois ge- ram visibilidade e lembrança ao consumidor. Os materiais mais usados são banners, totens, ban- deiras, latas para enfeitar o ponto de venda (PDV), wobbler, entre outros itens que ajudam na divul- gação. São capazes de gerar notoriedade no pro- cesso de compras e facilitar a tomada de decisão. Sandra Campos, líder de marketing da Futura, conta que os materiais ajudam a dar visibilida- de e constroem uma imagem positiva da marca. “Em minha opinião, podem até ajudar a fazer o consumidor associar a excelência do material à excelência do produto, ou vice-versa.” ATIVAÇÃO NO PONTO DE VENDA AÇÕES SIMPLES E FÁCEIS SÃO CAPAZES DE MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NO ESTABELECIMENTO E AUMENTAR O TICKET MÉDIO

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