Show do Pintor Profissional - Edição 186

SHOW DO PINTOR • JULHO 18 9 sucesso de nossos produtos, pois investimos para disponibilizá-loss o mais rápido possível. Temos duas unidades fabris próximas a polos moveleiros, por exemplo, o que nos possibilita atender com agilidade com o produto que o cliente quer e na cor que ele deseja. Desde a fundação, até hoje, a Farben é uma empresa familiar. Quais são as vantagens e os desafios enfrentados? Como vantagem de ser uma empresa familiar, apontamos a agilidade que isto traz nas decisões. A estrutura é enxuta e se fala diretamente com os donos do negócio. Isto também gera uma confiança maior no mercado, que sabe com quem está tratando e, se precisar, tem um contato direto e rápido com os proprietários. A desvantagem em empresas familiares é que se pode misturar o profissional com questões familiares. Aqui na Farben esta desvan- tagem não existe, pois o processo de profissionalização da empre- sa foi iniciado há 12 anos com a implantação do PAEX- Parceiros para Excelência, da Fundação Dom Cabral, envolvendo os acionis- tas e gestores. A partir daquele momento, a empresa passou a tra- balhar em cima de planejamento estratégico, com metas bem defi- nidas e o acompanhamento delas por indicadores. Dois anos depois da implantação do PAEX, a Tintas Farben também implantou a Go- vernança Corporativa, com Conselho de Família, Conselho de Ad- ministração e Gestão Executiva. Com isto, conseguimos ter uma empresa familiar profissionalizada e com governança. Os acionistas têm regras claras e sempre buscam o que é melhor para a empresa. A empresa está investindo em uma nova unidade de thinner matriz . Como será o espaço? A nova unidade de produção de thinner será totalmente automatiza- da, gerando mais segurança e produtividade. O carregamento dos tan- ques, por exemplo, será realizado via sistema, evitando erros opera- cionais. O pavilhão já foi concluído e a fábrica deve estar operando até o fim de 2018. Atualmente, a Tintas Farben produz 18 milhões de litros de thinner ao ano, sendo que a capacidade será aumentada em 50%. Quais são as metas de internacionalização da empresa? As exportações representam hoje 4% do faturamento. O plano é que as vendas em outros países alcancem 8,5% do faturamento até 2022. Para isso, a Farben pretende implantar uma filial fora do país, mas ain- da não podemos dar mais detalhes. Quais foram os últimos lançamentos de produtos e quais serão os futuros? A Tintas Farben inúmeros produtos por anos. Podemos destacar aqui algumas linhas que trouxeram muita inovação e foram bem aceitas pelo mercado. A linha Energy Efficient foi lançada em um momento em que o país teve problemas no fornecimento de energia e este cus- to se tornou alto para as empresas. A Farben desenvolveu uma tinta com secagem mais rápida e uso de menos lâmpadas no processo. Os clientes que adotaram a Energy Efficient tiveram uma redução média de 30% no custo de energia. Outro lançamento importante da Farben foi o Basemix, sistema tintométrico para a linha repintura automotiva, com produtos alto sólidos e elevado poder de cobertura e rendimento. Também apontamos aqui a linha funcional, com tintas com proprie- dades especiais, como antimicrobiana e antichamas. Na ForMobile, lançaremos a nova cartela de cores desenvolvida em conjunto com o Centro Brasileiro de Cores (CCB).

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=