Show do Pintor Profissional - Edição 186

SHOW DO PINTOR • JULHO 18 8 ENTREVISTA Em julho, a Tintas Farben completa 25 anos. A empresa comercializa tintas industriais, imobiliárias, moveleiras e para repintura automotiva, sendo os dois últimos mercados responsáveis pela maior parte do faturamento. Atualmente, a Farben tem unidades em Santa Catarina, Guarulhos(SP) e Paraná. Ilmar Broch, gerente técnico-comercial, conta que a empresa não atingiu essa idade por acaso e, sim, à base de planejamento. Desde a sua fundação, a instituição tem estratégias bem definidas de crescimento e para os próximos anos não será diferente. “Até 2022, planejamos consolidar a vice-liderança no Top of Mind da linha moveleira; desenvolver a linha industrial; ter equilíbrio de faturamento nas três principais áreas de atuação; crescer a linha automotiva em 90%; e estar entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil. No plano estratégico, no período de 2018 a 2022, está o objetivo de ter equilíbrio entre os três setores.” Para atingirem os resultados no tempo de- terminado, os investimentos são altos, em torno de R$ 25 milhões em uma unidade de produção de thinner, na remodelação do leito da fábrica de tintas matriz, na ampliação da capacidade da fabri- cação de resinas, em ações voltadas ao ambiente de trabalho e na melhoria da eficiência logística. No ano passado, a Farben também realizou uma série de investimentos, uma nova área logística foi implantada na sede da empresa, dobrando a capacidade de armazenagem. “A mudança já gerou um ganho de 30% no tempo de separação de produtos. A eficiência deve aumentar ainda mais, já que este espaço continua recebendo recursos, agora com a implantação de normas WMS, sistema de gerenciamento de armazém, para endereçamento inteligente dos produto”, conta o gerente. Confira um pouco mais sobre os projetos da empresa na entrevista abaixo. VINTE E CINCO ANOS OLHANDO PARA O FUTURO FARBEN COMEMORA ANIVERSÁRIO PLANEJANDO OS PRÓXIMOS ANOS DA INSTITUIÇÃO Ilmar Broch, gerente técnico-comercial 25 anos voltada aos vendedores das lojas. Esta é uma campanha de prêmios e já foi realizada em outros anos com muito sucesso. É uma ação re- conhecida e esperada pelos vendedores, pois é baseada na meritocracia, portanto, todos podem ser premiados de acordo com seu desempenho. Na última edição desta campanha, foram premia- das 572 revendas com 2.352 prêmios. Em 2016 e 2017 a Farben teve crescimento de faturamento. Quais são as principais causas dos resultados? As linhas moveleira, repintura automotiva e in- dustrial são as principais da empresa. O sucesso delas e do desempenho nos últimos anos vem de um conjunto de fatores, mas sempre alinha- dos com o tripé estratégico da empresa: “intimi- dade com o cliente, inovação e eficiência opera- cional”. Somos uma empresa comprometida de fato com o sucesso do cliente, percebendo o que ele precisa para melhorar o seu negócio e como podemos contribuir para isto. Muitas vezes, nem o cliente sabe do que precisa e nós precisamos ter a competência de identificar isto e apresen- tar a solução, por meio de produtos e serviços. A Tintas Farben investe também em excelência operacional para ser competitiva, estável e com padrões de qualidade. A eficiência é fazer mais e melhor com menos recursos. Para isso, investi- mos em ferramentas de gestão, como ISO 9001 e a metodologia Lean Manufacturing. A logística também faz parte deste conjunto de fatores de A empresa vai realizar ações para os 25 anos da instituição? Sim. Iniciamos as comemorações dos seus 25 anos com a realização de uma convenção de vendas especial, em Gramado (RS). Ainda será realizado evento para os colaboradores. A empresa também participará da ForMobile. O contrato com o corredor de Stock Car Cacá Bueno foi renovado e ele será o garoto-propaganda em uma campanha de vendas voltada aos vendedores de lojas. A Farben também contratou uma empresa especializada para realizar um estudo com o objetivo de reposi- cionar sua marca em 2019, o que envolverá investimentos na atualização de todas as embalagens. Ainda em comemoração aos seus 25 anos, a Tintas Farben lançou selo comemorativo e o slogan Cores que Transformam Vidas. Este slogan tem duplo significado: primeiro por transformar a vida daque- les que se envolvem profissionalmente, direta ou indiretamente, com nossa empresa; e transforma vidas também no sentido de quem usa nossos produtos, pessoas que conseguem colocar em prática os seus sonhos por meio das nossas tintas. Também lançamos uma campanha comemorativa aos

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=