Show do Pintor Profissional - Edição 187

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 18 13 tas - que auxiliam no processo, reduzindo a possibilidade de ocorrer gran- des erros na escolha da cor. Diversos fabricantes de tintas também comercializam testes de cores, o que pode zerar a chance de errar no tomdo produto. “Por essa razão, o conselho é que o cliente visite uma loja, confira as opções disponíveis e, posterior- mente, defina a compra na loja A, B ou C. Tal roteiro não é novidade para os consumidores no universo virtual, que já fazem isso costumeiramente na compra de outras linhas de produtos”, conta o presidente da Sincomavi. EXEMPLO DE QUEM INVESTIU A Tintas MC iniciou o negócio de tintas on-line em 2012 e, atualmente, as vendas via comércio eletrônico são de aproximadamente 80%. Para ame- nizar os problemas com diferenças de cor e ter agilidade no processo de troca, vendem exclusivamente cores prontas no site, em que é possível pro- porcionar a troca de produtos ou devolução por arrependimento, previstos no código de defesa do consumidor, sem prejuízo para a empresa. Renato de Sá, diretor de marketing e estratégia da Tintas MC, descreve que o prin- cipal desafio encontrado foi a logística. “Por ser tratar de produtos frágeis que podem estourar e trazer prejuízos para ambas as partes, não há envio de itens pelos Correios. Além disso, há os produtos inflamáveis, modalida- de na qual o envio é proibido. Felizmente a Tinta MC tem uma boa pulve- rização de lojas, o que possibilita ao cliente do ambiente on-line comprar pelo site, retirar gratuitamente em alguma loja próxima à sua casa ou ainda contar com o nosso serviço de entrega própria.” PARCERIAS A Suvinil acredita no potencial das vendas online de tintas, tanto que há um ano criou o portal Loja Suvinil, onde o consumidor escolher o produto da marca e o lojista mais próximo do endereço do cliente faz a entrega. Filipe Ruiz, gerente de canais e novos negócios Suvinil, explica que o objetivo da marca é acompanhar o aumento das vendas online. “Queremos antecipar as tendências e estimular o mercado, gerando negócios também aos nos- sos revendedores, que recebem os pedidos feitos pelos consumidores na loja on-line da Suvinil, e o futuro tende a ser promissor. Estimamos que nos próximos quatro a cinco anos, as vendas on-line de nossos parceiros repre- sentarão entre 12% e 15% de nossos negócios.” DICAS PARA OS INICIANTES Correa, presidente do Secovi enxerga o e-commerce como uma tendên- cia que só deve ganhar força nos próximos anos, um caminho sem volta. “É preciso marcar terreno e conquistar espaços. Para quem está iniciando agora as operações, uma das opções é iniciar o trabalho por meio de algum marketplace - Submarino, Americanas, Mercado Livre, entre outros - e lem- brar que não existe a obrigatoriedade de operar no comércio eletrônico com os mesmos itens vendidos na loja física. Essa estratégia precisa ser baseada em estudos e feita com muito cuidado. Vale ressaltar que nem mesmo os grandes varejistas exploram todo o potencial desse mercado on- -line, que continua aberto à criatividade e à coragem dos comerciantes.” Outro cuidado imprescindível ao lojista que deseja ingressar no negócio é não subestimar o ambiente virtual, criando ferramentas para o consumidor tirar dúvida, tanto de aplicação quanto de produtos. “No comércio on-line existe a dificuldade de prestar atendimento pessoal, orientando o consu- midor sobre questões técnicas e indicando um produto de qualidade em detrimento de uma marca mais famosa. É preciso sempre dar uma expe- riência positiva ao cliente, o que nem sempre se mostra possível por meio das vendas on-line, embora possa ser realizada via chats.” Inserido há seis anos no comércio on-line, Sá, da Tintas MC, aconselha ao varejista de tintas interessado em investir no e-commerce a ingres- sar no novo negócio quando perceber que tem estrutura para manter o mesmo padrão de serviço que é oferecido na loja, considerando que o ambiente on-line é um PDV também e que precisará continuamente de pessoas especialistas. C M Y CM MY CY CMY K montana_anuncio_show_pintor (250X110).pdf 1 21/03/2018 11:10

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