Show do Pintor Profissional - Edição 187

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 18 20 LUCRATIVIDADE MÉRITO DO TRABALHO IDENTIFIQUE OS PRINCIPAIS VILÕES DA RENTABILIDADE DA OFICINA E AFASTE-SE DELES, OBTENDO MAIS LUCROS Altos gastos são queixas frequentes de vários empresários. As indagações são pertinentes. Estudo divulgado recentemente pela Confede- ração Nacional da Indústria (CNI) mostra que o país tem alíquotas alarmantes de imposto sobre renda para empresas, ganhando dos Estados Unidos e Japão. A porcentagem de 34% cobrada no ano passado é uma das mais altas do mun- do. Amenizar altas despesas e manter os gastos controlados é questão de sobrevivência. Para a equação fechar é indispensável calcular a du- ração do tempo dos ciclos de reparo - desde a entrada do veículo até o término -, além de verificar o número de carros pintados no mês, o índice de retrabalhos gerados, o consumo de produtos em cada fase do processo e os desperdícios. DICAS PARA FUGIR DO PREJUÍZO Maurício Varjão, especialista e promotor técni- co da Maxi Rubber, e Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG, selecionaram algumas dicas para afastar o prejuízo e aproximar-se de bons resultados. O primeiro passo começa na precificação do serviço. “Fazer um bom orça- mento e detalhar todos os itens a serem repa- rados influencia diretamente na produtividade. É preciso identificar a necessidade e o perfil do cliente, observar o potencial do negócio, retra- tar o que foi acordado em orçamento, constar prazo de entrega, realizar conferencial final or- çado e executado, gerar fotos para vistoria de qualidade e validar processo para faturamento”, acredita Varjão. Manter o ambiente limpo e organizado parece uma dica simples, porém é de extrema impor- tância para alcançar bons resultados. Não é só uma questão de estética, mas sim de melhor aproveitamento do tempo produtivo. “Como resultado, podemos observar uma série de benefícios: ferramentas bem localizadas e ma- teriais armazenados corretamente evitam des- perdícios de tempo; a distribuição de leiaute or- ganizado, por exemplo, contribui para a oficina se tornar mais produtiva e reduz os excessos de manobras e a desvalorização do espaço”, conta o promotor técnico. Outro ponto de grande relevância é a capacita- ção, sendo o diferencial na questão de obtenção da qualidade e de produtividade na oficina. “As oficinas podem ganhar em produtividade quan- do direcionam seus profissionais para cursos de especialização em busca de aperfeiçoamento em métodos e processos, evitando o retraba- lho nas atividades de reparação”, complemen- ta Varjão. O uso de produtos de boa qualidade também é um impulsionador de resultados po- sitivos. “Junto aos materiais, os equipamentos, por meio dos quais os produtos serão aplicados, devem ser de boa qualidade, garantindo assim a produtividade e o resultado esperado. Uma boa comunicação interna é outro ponto crucial. Ve- rifique sempre como está a comunicação entre os colaboradores de sua oficina, pois mal-en- tendidos podem gerar atrasos ou retrabalhos, que no final vão gerar uma produtividade me- nor”, pontua Oliveira. TÉCNICAS DE RECOMPENSA Estabelecer metas de produtividade por funcio- nário é uma forma de mensuração de resulta- dos que leva em consideração o desempenho individual, além de dar ao responsável pela oficina uma visão sobre qual colaborador está moroso dentro de um determinado processo. Desta forma, é possível a identificação de uma falha em uma determinada atividade e a toma- da de decisões assertivas que cooperem com o

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