Show do Pintor Profissional - Edição 187

aumento da produtividade. Renato de Souza Freitas, coordenador de comunicação da Sherwin-Williams Automotive Finishes, recomenda também a criação de metas globais para a equipe e o reconhecimento quando os objetivos traçados são alcançados. “O uso de incentivos e recompensas sobre determinadas metas estimula o funcionário e cria um ambiente desafiador e com propósito. Como consequência, um funcionário motivado realiza um trabalho melhor, o que gera aumen- to da produtividade na oficina”, explica Freitas. A recompensa é uma boa estratégia para manter o ritmo de trabalho, desde que as metas sejam realísticas, alcançáveis e possibilitem uma melhor remuneração dos colaboradores. “Caso isso não ocor- ra, as metas não passarão de meras obrigações que podem desmoti- var sua equipe e atrapalhar ainda mais a produtividade. Outra forma de benefício possível e com resultados é a implantação de um sistema de remuneração variável por produtividade”, indica Fabiano Escalhu- ze, supervisor de serviços especiais Sikkens, da AkzoNobel para Amé- rica do Sul ATENTO AOS DETALHES Para que a produtividade seja garantida, mantendo a saúde financei- ra da empresa de repintura, é preciso ficar atento à conservação dos equipamentos também. A manutenção periódica da cabine de pintu- ra, por exemplo, é um ponto muito importante para a produtividade do processo de repintura. A troca dos filtros, seguindo o que é re- comendado pelo fabricante, garante o tempo de secagem adequado dos produtos e a dispersão de névoa. “Assim, é possível evitar pro- blemas comuns como a perda de brilho. A manutenção das pistolas de pintura também é importante, fazendo a limpeza com produtos adequados, de acordo com a tecnologia utilizada (solvente ou base água) e trabalhando com pistolas dedicadas para diferentes tipos de produtos”, comenta Ricardo Vettorazzi, gerente técnico da PPG. Ou- tro detalhe que não pode ser negligenciado é o prazo de entrega, tra- çando metas de produtividade. “No início do dia, estipule o que tem que fazer em cada tempo do dia e vá se organizando para não perder os horários. E, quando notar trabalhos atrasados e recorrentes remar- cações de entrega para clientes, fique atento, são os sinais claros de que a produtividade não anda bem”, aconselha Fabiana Verbickas, lí- der de desenvolvimento de produto da Axalta.

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