Show do Pintor Profissional - Edição 192

SHOW DO PINTOR • JAN/FEV 2019 11 - tores o workshop: como Usar a Cor Sem Medo e também disponibiliza o aplicativo, ColorSnap Visualizer onde é possível escolher e combinar cores virtualmente, montar paletas, ver as cores aplicadas no ambiente em tempo real por meio da realidade aumentada. ESTUDO Para chegar até a cor do ano, todos os fabricantes criam um estudo de ten- dência ao longo dos 12 meses, levando em consideração os grandes aconte- cimentos daquele ano e as referências do mundo da moda, automobilismo e decoração. O estudo da Suvinil é feito por meio de pesquisas e com a colaboração de profissionais que auxiliam a identificar e entender os movimentos relevan- tes do momento no Brasil e no mundo, sua influência no modo de viver e a maneira como as pessoas se expressam e transformam todo esse co- nhecimento em um conteúdo relevante sobre as cores.  Antes de chegar à decisão, a Sherwin-Williams faz inicialmente um estudo global para escolher uma cartela de tendências de cores que representará o Colormix - nome das tendências de cores da Sherwin-Williams - e, a partir dessa cartela, che- ga-se na cor do ano. Para isso, a empresa conta com o trabalho do time internacional de especialistas em cores, que inclui a gerente de marketing Patrícia Fecci, atualmente vice-Presidente da associação Pró-Cor do Brasil e Membro do Board of Directors do Color Marketing Group (Associação In- ternacional de Profissionais Estudiosos Em Tendências de Cores). Esse time internacional representa as diversas divisões de acabamentos de produto da empresa (tratamento de madeira, mercado moveleiro, plásticos e metal), bem como representa o segmento de arquitetura. Nesse estudo, também são incluídos os segmentos de moda, interiores (tanto residencial quanto comercial); educacional e de cuidados com a saúde. Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil conta que apesar de elege- rem uma tonalidade para 2019, incentivam o leque como um todo. “Se no passado fazia sentido evidenciar anualmente um único tom, hoje isso já não parece tão necessário assim. No atual cenário, as possibilidades são enor- mes, os gostos são diversificados e toda cor tem sua beleza.  Cor não segue regra. É questão de emoção, sensação, bem-estar e escolha pessoal. Cada um sabe o tom que mexe mais com seu interior, que desperta suas verdades e o melhor de si.” DIVULGAÇÃO AOS PINTORES Para a divulgação da cor do ano aos pintores, as ferramentas principais são as mídias sociais: facebook, instagram e facebook. A Eucatex também usa o recurso de e-mail marketing, o aplicativo das Tintas Eucatex e o site da mar- ca. “Toda a comunicação institucional da empresa é, por um período, volta- da à divulgação dela. Além disso, é feito um catálogo com os grupos de cores que harmonizam com a cor eleita, sugestões de ambientes, combinações, tudo para que os profissionais possam utilizar da melhor forma possível o tom escolhido”, conta Argemiro Sanches, gerente de trade marketing das Tintas Eucatex. Os pintores são fundamentais para a Suvinil, já que além de serem con- sumidores mais frequentes dos produtos, eles também recomendam aos clientes. Por isso criam diversas maneiras de interação com eles, a em- Coral / Creme brulee Sherwin Williams / Cavern Clay presa utiliza-se das mídias sociais e do Clube Amigo para divulgar a Cor do Ano. Além de “Um dia com Suvinil”, que consiste em visita à fábrica da Suvinil, com apresentação sobre a marca e os produtos e treinamento prático no Centro de Treinamento da marca. A Suvinil oferece ainda ofici- nas, treinamento prático para pintores e balconistas e pequenos eventos de integração e capacitação, realizados com o apoio dos nossos clientes/ parceiros. Como consequência de todas essas ações, contribuímos para o desenvolvimento, a valorização da profissão e nos aproximamos dos pin- tores, principalmente para compartilhar conhecimento”, conta Juliana. A Coral utiliza do Colour Futures, estudo de tendência de cores da marca, para todos os públicos envolvidos (pintores, consumidores e varejistas). Nele incluem as cores que estarão em alta no próximo ano e o estado de espírito que inspirou essas cores. Eucatex / Especiarias Antigas

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