Show do Pintor Profissional - Edição 194

SHOW DO PINTOR • ABRIL 2019 22 SISTEMAS TINTOMÉTRICOS A venda de tinta está muito atrelada à cor e, com o sistema tintométrico, é possível reduzir o es- toque de cores prontas e, ainda assim, aumen- tar a oferta de cores disponíveis. Por exemplo, com 3 tipos de bases é possível oferecer mais de 1.700 cores. Isso significa menos estoque e mais retorno. É possível perceber que nos últi- mos anos houve uma notável expansão do siste- ma tintométrico no mercado brasileiro. Os lojis- tas começaram a entender as qualidades desse equipamento e, inclusive, já vêm usufruindo de seus benefícios no momento de redução e otimi- zação de estoques e na possibilidade de oferecer uma maior variedade de cores ao consumidor, otimizando a escolha e melhorando a jornada de compra nas lojas. Mesmo com os diferenciais que a loja dispõe com o equipamento, pesquisas da Abrafati in- dicam que aproximadamente 19% das revendas de tintas, 13% dos home centers e 53% das lojas INFINIDADE DE CORES COM REDUÇÃO DE ESTOQUE EQUIPAMENTOS APRESENTAM VANTAGENS TANTO PARA O LOJISTA QUANTO PARA O CONSUMIDOR FINAL E AINDA TÊM GRANDE ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO NO PAÍS de materiais de construção que vendem tintas não têm nenhuma máquina tintométrica. Da- dos mostram grande potencial de crescimento. Para Eginaldo Frazão, gerente de área técnica e inovação, um dos caminhos é que os fabricantes de tintas invistam ao longo do tempo fazendo concessões de equipamentos para seus clientes, com o objetivo de aumentar a capilaridade do sistema e gerar mais vendas de alto valor agre- gado. “Outro caminho é criar planos  de incen- tivo para facilitar a aquisição dos equipamentos pelos clientes diretamente dos fabricantes. Este caminho tem apresentado sucesso e me parece a melhor alternativa para difundir os sistemas tintométricos, uma vez que o investimento é compartilhado”, conta Frazão. DESENVOLVIMENTO DO SETOR Os lojistas conhecem o sistema tintométrico há cerca de 27 anos e grande parte deles entende e concorda com as vantagens que ele pode trazer para seu negócio. Os benefícios são inúmeros, mas os principais são: melhor gestão de estoque, menor nível de rupturas e maior oferta de cores para atender as diferentes necessidades dos consumidores e pintores. Para Fábio Zucolotto, supervisor de sistema tintométrico da AkzoNobel, o grande desafio está na capacitação das equipes de ven- das das lojas na operação das máquinas e no atendimento ao consumidor que demanda mais conhecimento em relação a indicação e combi- nação de cores, bem como na indicação de pro- dutos. “Também temos um desafio em relação aos consumidores, que muitas vezes não enxer- gam no sistema tintométrico uma opção, acham o processo de venda mais complexo, além de ter medo que os preços sejam mais altos quando comparados às cores prontas, o que não neces- sariamente é verdade”, descreve o supervisor. FUGINDO DA GUERRA DOS PREÇOS A venda de cor via sistema tintométrico faz com que o lojista consiga distanciar-se da guerra de preços e promova diferenciações de preço. “Com a redução do estoque, o lojista trabalha menos com tintas prontas e a evidente fuga da guerra de preços, a lucratividade do lojista cresce (o que rapidamente paga o investimento inicial) e aten- de aos mais variados sonhos dos consumidores”, pontua Ana Cristina Gomes, especialista em sis- tema tintométrico da Futura Tintas. Ela acredita que a cor é o diferencial do negó- cio, mas é preciso um trabalho em todo o es- tabelecimento, desde o atendimento até ajuda no processo da cor. “Para tanto, o atendimento do lojista precisa ser diferenciado. Um espaço bem cuidado pode ser fonte inspiradora mes- mo dentro de sua loja, tendo também as ferra- mentas adicionais apropriadas: leques, revis- tas de decoração e simuladores de ambientes. É uma venda sem urgência”, descreve Ana. Argemiro Sanches, gerente de marketing das Tintas Eucatex complementa dizendo que o lo- jista ainda não enxerga as reais oportunidades que o sistema tintométrico pode proporcionar para seu negócio. “As possibilidades de cores são infinitas, podendo ampliar o leque de op- ções para seu negócio. Notamos também que os valores dos equipamentos ainda não são tão acessíveis e percebemos que é a maior barreira,

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