Show do Pintor Profissional - Edição 196

SHOW DO PINTOR • JUNHO 2019 25 ARTIGO Por: Rafael Broilo * Em uma indústria tão competitiva como a auto- mobilística, não é novidade pensar o quanto é importante antever o futuro, antecipar as ten- dências. Disso depende o sucesso de toda uma cadeia de empresas e fornecedores. Mas isso vai muito além do que uma cor, um acessório, um novo design. Atualmente, a questão-chave é muito mais essencial: quem é o cliente do futu- ro? E ele estará dirigindo um carro? A evolução da mobilidade, especialmente nos grandes centros urbanos, tem mudado o modo como pensamos a nossa relação com o carro. Os efeitos das novas tecnologias e os requisitos da geração millennial também. Sem dúvida, faz a diferença o fato dessa ser a primeira geração nativa de tecnologia. São pessoas que querem acesso, não posse. E isso impacta no “dirigir”. A necessidade de ter um carro continua a reduzir - e por que não? Possuir algo que fica inativo por mais de 90% da sua vida (sim, é fato) é desper- dício - assim como todos os custos associados. Antes, os jovens não viam a hora de completar 18 anos para ter habilitação e o próprio carro. Hoje, o automóvel, que foi sonho de consumo por muito tempo, já não é unanimidade. Os millennials são indiscutivelmente o público- -alvo mais relevante para os negócios agora, e o que chama a atenção nessa geração é sua notável capacidade de impactar a sociedade na forma de consumir. Eles valorizam cada vez mais as vivên- cias, as experiências de consumo, o que aquilo pode lhe proporcionar, em detrimento aos bens e produtos em si. Exigentes, não vivemmais sem os aplicativos, as mídias sociais e o smartphone a tiracolo. E o que tudo isso tem a ver com a cadeia da indústria automobilística, nosso mercado de tinta automotiva? Pois se quer alcançá-los, além de entender esses comportamentos, é no mun- do virtual que deve marcar presença para uma comunicação certeira. Você pode não conhecer, mas há um blogueiro e youtuber britânico que tem mais de três milhões de seguidores e fila de empresas querendo trabalhar com ele, incluindo as mais icônicas marcas de carro. RELAÇÃO DE CONFIANÇA O interessante sobre os influenciadores de mídia social e o mundo online é que confiamos neles. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA ATENDER O CLIENTE DO FUTURO? O fato de empresas e serviços terem sido valida- dos por colegas e conhecidos na internet nos for- nece alguma segurança, e isso facilita decisões. Fazendo um paralelo, o mesmo vale para o peer- topeer, mecanismos de revisão em geral e, no caso do ramo de reparação de colisão, opiniões no Google. Se, na sequência, esse cliente for sau- dado da maneira certa pela oficina, se o contato for facilitado, então fisgaram esse consumidor. Portanto, se há uma coisa que eu sugiro aos par- ceiros na área é: certifique-se de criar seus pró- prios índices de atendimento ao cliente e pro- mova, organicamente, comentários no Google. Paralelamente, invista em tornar a vida desses clientes do milênio mais fácil. COMPARTILHAR Enquanto alguns millennials mantém o sonho de ter um carro, outros usufruem cada vez mais das praticidades da locação de veículos, novos servi- ços de mobilidade baseados em assinatura e da ideia de compartilhamento. Os aplicativos servem para chamar um táxi, conseguir caronas, locar bi- cicletas e patinetes. O conhecido empresário Elon Musk, dia desses, estava falando até da possibili- dade do seu carro trabalhar e ganhar dinheiro por você, um serviço de “robotáxis” em veículos autô- nomos. Não há limites para a criatividade! Nessa altura do artigo, você pode até pensar que estou pintando umfuturo nebuloso para a indústria automobilística, mas a intenção passa longe disso. O que quero mostrar é que os hábitos se transfor- mam, assim como as chaves dos carros mudam de mãos, mas o mercado continua ativo para atender as necessidades de mobilidade das pessoas. Então, o que tudo isso significa para você aqui, hoje? Evolução em todos os aspectos dos negó- cios e na maneira como você faz as coisas. É evi- dente que não há uma solução definitiva ou de tamanho único para todos. O que há são esco- lhas e muitas oportunidades. Saiba aproveitá-las e continuarão falando sobre a sua marca, o seu atendimento. Provavelmente, nas mídias sociais, onde você receberá as recompensas, em formas de likes, comentários, avaliações. JOGO DE GERAÇÕES BABY BOOMERS nascidos entre 1946 - 1964 (54 - 72 anos de idade) GERAÇÃO X nascidos entre 1965 - 1980 (38 - 53 anos de idade) MILLENNIALS/GERAÇÃO Y nascidos entre 1981 – 1995 (21 – 37 anos de idade) GERAÇÃO Z/IGENERATION nascidos entre 1995 – 2010 (9 – 21 anos de idade) GERAÇÃO ALPHA nascidos depois de 2010 As gerações são separadas pelo ano em que nasceram. Observe que essas datas são apro- ximadas e há alguma sobreposição, porque não há consenso de quando uma geração co- meça e termina. * Rafael Broilo é gerente de contas-chave para a América Latina da AkzoNobel e membro do RepairTalks, plataforma online que reúne a cadeia da indústria automotiva para discutir e compartilhar conhecimento.

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