Show do Pintor Profissional - Edição 196

SHOW DO PINTOR • JUNHO 2019 9 coleções de arte e móveis-design e protagonizar essa atitude inovadora. O novo Decora Efeito Velvet na cor Cinza de Gri- fe aparece no Estúdio Plural de Fernando Piva. O tom cinza perolizado que cobre grande parte da alvenaria. “O toque sedoso confere um efeito suave, e a cor serve de base e de transição para os outros revestimentos, como o porcelanato no piso, que imita granilite, e os painéis de acaba- mento amadeirado e de nobuck camelo”, explica o designer de interiores. O mesmo efeito e cor indica que é tendência ao marcar presença tam- bém no LoftMobili, de Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz, em um espaço com proposta diferen- te: priorizar a mobilidade, em ambientes integra- dos. “Não há como se isolar, quando não existem barreiras”, afirma a dupla. Para dar um contra- ponto à grande quantidade de madeira usada no living, paredes e teto da suíte foram pintados em tom neutro, de cinza. O efeito aveludado quebra a sobriedade da cor e transmite conforto. O novo Decora Efeito Cimento Queimado, na cor Zeppelin, se destaca em todo o ambiente proje- tado por Fernanda Moreira Lima. “É como se eu tivesse mantido a alvenaria original desse prédio histórico, somente a textura delicada denuncia minha intervenção”, argumenta ela, sobre a cor e efeitos utilizados na parede e teto do Home Of- fice da Família. Também optou por uma paleta suave para com- por sua Suíte Blush o designer de interiores Bruno Carvalho. As paredes aparecem sem aca- bamento, apenas com uma camada de tinta De- cora na cor Branco Unicórnio, que cria um efeito aveludado. No teto trabalhado em duas alturas, o tom camurça do Creme Brulé e evoca aconche- go. A mesma tonalidade se repete em um dos cantos do banheiro. Na decoração, a mistura de estilos se mescla às texturas sofisticadas e rús- ticas. “Quero mostrar o lado sensorial do meu trabalho. Usei muitos materiais, mas todos con- versam em harmonia”, revela Carvalho. As paredes coloridas também ganham protago- nismo em projetos como o Terraço Aurora, do BC Arquitetos, no qual a cor Licor Doce se destaca em todo o ambiente. No Bar do Relógio, do Marcelo Diniz Arquitetos Associados, Tarde em Veneza e Barco a Remo são as tonalidades que energizam o espaço, enquanto no Loft Árvore da Vida, de Marcelo Salum, o dourado do Amarelo Lumino- so predomina. Já no Co-dining de Juliana Pippi, o tom azulado profundo Águas Globais envolve as paredes e o teto. Para mais informações, visite HOTEL DENTRO DA CASACOR Com 100% das paredes e tetos coloridos, mostra que as cores podem ser aliadas na valorização de objetos de decoração e de arte. “Optamos por um diálogo franco e estimulante, no qual buscamos a desmistificação do cubo branco hermético como ambiente determinante para o colecionismo de arte”, explica Pedro Lázaro, que empresta seu vir- tuosismo a esse novo projeto. “Mostraremos no- vas possibilidades de inserções cromáticas na ar- quitetura de espaços internos abrigando grandes formatos artísticos, em suas diversas maneiras de manifestação, da pintura à escultura, passando por instalações”, afirma o arquiteto que chega à sua vigésima participação na CasaCor- 17 em Belo Horizonte e 3 em São Paulo. O mobiliário e peças de decoração também fo- ram cuidadosamente garimpados, trazendo refe- rências de quase um século de design, e estimu- lando observações sobre a estética que reflete o jeito brasileiro de ser, sem obviedades. “Nesse hotel, a ideia é transpor o hospedar vinculado a pessoas ao hospedar novos conceitos de design. Além de expoentes e ícones brasileiros, como Za- nine Caldas e Etel Carmona, influenciadores do nosso design marcam presença, como o finlandês Alvar Aalto e suas peças curvilíneas e orgânicas, que dividem espaço com obra do artista plástico Ernesto Neto”, conta Pedro Lázaro. Com cores em todas as paredes e tetos, Coral Hotel é uma per- formance que hospeda e realça a nova arte con- temporânea, design e objetos da cultura brasileira e artistas que a inspiraram. Os visitantes poderão contemplar obras de Carlos Bevilacqua, Cristiano Lenhardt, Ernesto Neto, Franz Ackermann, Ger- ben Mulder, Iran do Espírito Santo, Janaina Ts- chäpe, Luiz Zerbini, Mauro Restiffe, Nuno Ramos, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, e Sara Ramo. Com 300m2, esse colorido hotel se desenvolve a partir de um lobby, seguido por uma suíte más- ter composta de quarto, banheiro, closet e sala de jantar. Um design-intervenção criado pelo próprio arquiteto, Pedro Lázaro, com inúmeros pássaros em madeira fixados por estrutura em metal, está na fachada do histórico prédio do Jockey Club. A cor do ano escolhida pelo estudo internacional de tendências Colour Futures da Coral, o Creme Brulée, dá cor ao elemento arqui- tetônico denominado Future Birds, pintado em esmalte acetinado à base água, e que ganha a companhia de cadeiras também desenvolvidas especialmente para a ocasião pelo designer mi- neiro Olavo Machado. Essa ampla intervenção na área externa cobre não somente a função de delimitar espaço, mas também trazer poesia e reflexão ao local. Inspirada na grande impor- tância que a marca e o próprio arquiteto dão ao tema sustentabilidade, a obra é uma forma lírica e conceitual de levar o visitante a pensar sobre o que nos restará, se não preservarmos a natureza. No lobby, as cores Rosa Pucini, Vinho de Mesa e Suvenir, esse último também em efeito marmo- rizado, se integram ao ambiente descontraído e às obras expostas. A suíte máster do hotel tem atmosfera teatral: telas metálicas prateadas en- volvem o local, enquanto lustres pendentes na área da escada enfatizam esse clima. A cor do ano Creme Brulé e novamente aparece, dessa vez, em contraste com o cimento queimado Cul- tura Grega, e protagoniza essa atitude de experi- ência inovadora. Para o visitante do Coral Hotel, o universo é sen- sorial. E esse conceito de sensações chega ao ba- nheiro, que recebe o novo efeito velvet - também presente na sala de jantar - na cor Branco Me- mória. Com o cimento queimado no tom Cultura Grega, fazem companhia ao piso natural de seixos rolados pretos. Todos os ambientes têm o teto na tonalidade Rosa Pucini para unificar o espaço. “Embarcamos nessa viagem orquestrada por Pe- dro Lázaro para mostrar um conceito de espaço que se aproxima dos hotéis design que têm se espalhado pelo mundo, na busca de oferecer experiências personalizadas e inovadoras, para pessoas que veem nesses conteúdos o seu pró- prio estilo de vida. Em nossa contribuição para a CasaCor, queremos mostrar o poder das cores e efeitos de pintura na transformação dos ambien- tes e sua capacidade para valorizar a decoração, o design e cada objeto de arte escolhido para adornar um espaço”, explica Fernanda DallOrto Figueiredo, gerente de Colour Design da AkzoNo- bel para a América Latina.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=