Show do Pintor Profissional - Edição 206

SHOW DO PINTOR • MAIO 2020 21 Para auxiliar com informação, semanalmente a AkzoNobel está abrindo um post em seus canais de Repintura Automotiva para os interessados no seg- mento enviarem seus questionamentos relacionados a processos de apli- cação, equipamentos e produtos das marcas Sikkens e Wanda. Durante a semana, as perguntas são revisadas pelos especialistas da AkzoNobel e, na sexta-feira, um técnico responde às dúvidas em um vídeo que fica disponí- vel, a partir das 19h, no Instagram, Facebook e YouTube. A prática teve início após a pandemia. A WEG também fortaleceu as comunicações por meio das mídias digitais e está gerando vários conteúdos de treinamento à distância. Também está disponibilizando técnicos e promotores de vendas para auxiliar na retomada dos negócios. ZERO DESPERDÍCIO Evitar o retrabalho é fundamental em todos os momentos, mas quando os recursos financeiros estão mais escassos, pode ser determinante para a con- tinuidade do estabelecimento. Muitas vezes, com o objetivo de economizar, as empresas de reparação acabam investindo em produtos, analisando apenas o seu preço, sem levar em consideração o rendimento e atributos oferecidos; por vezes, o barato acaba saindo caro ou a empresa perde a oportunidade de aumentar a sua rentabilidade. Para Fabricio Vieira, diretor de negócios de Repintura Automotiva América Latina Sul da PPG, a redução do desperdício e do retrabalho acontece com o acompanhamento da produtividade da empresa. “Para que a produtivida- de seja garantida, mantendo a saúde financeira da empresa de repintura, é preciso considerar alguns pontos importantes nos quais a PPG disponibiliza programas e ferramentas para suportar.” Também é válido lembrar que de nada adianta investir na compra de pro- dutos e equipamentos de qualidade e alta tecnologia, se a equipe técnica responsável pelo processo não possuir o conhecimento necessário e não estiver treinada e orientada para utilizá-los da forma correta. Uma equipe treinada e capacitada utilizará todos os produtos dentro dos padrões técnicos de melhores práticas recomendados pela indústria, garan- tindo que os benefícios oferecidos por eles sejam explorados ao máximo, obtendo maior produtividade e evitando o retrabalho, que compromete a qualidade, o prazo de entrega do carro e todo o andamento do processo realizado pela empresa. PARCERIA Acompanhar as ações do mercado é uma estratégia fundamental neste pe- ríodo, a troca de boas práticas é um caminho assertivo para tomar as me- lhores decisões. A estratégia tem que ser de sobrevivência, cuidando do caixa da empre- sa e necessidades primárias. Também se deve buscar novas parcerias com outros segmentos similares. “Lava-jato para promover um acabamento e higiene perfeita na entrega do carro, com indústrias e fornecedores para ter acesso a tecnologias que aprimorem e tornem o trabalho mais fácil, ágil, produtivo e com maior rentabilidade. E não nos podemos esquecer da nova realidade: uso de mídias digitais para atendimento, divulgação, captação e contato com o público consumidor”, conta Gian Tartari, diretor executivo da Unidade Revenda da Tintas Anjo. ENSINAMENTOS Em época de crise, todos se reinventam para sobreviver e sempre há bons aprendizados. “Iremos rever os hábitos de higiene em contato com as pes- soas e estas práticas serão em todos os segmentos, inclusive na repintura. Iniciativas de treinamento à distância surgiram como forma de manter o contato com os clientes e provaram que são uma boa maneira de capacitá- -los. O grande ensinamento desta pandemia é a valorização do que já temos e conquistamos como trabalho, os relacionamentos pessoais com familiares e amigos e a nossa responsabilidade social. Também a forma de fazer negó- cios, acreditamos que o individualismo será superado pelo coletivo, todos temos que estar bem, verdadeira relação cliente com fornecedor”, conta Rei- naldo Richter, diretor superintendente da WEG Tintas. A pandemia deixará o aprendizado, tanto para o mercado de repintura como para tantos mercados na economia mundial, sobre a importância em se ter um plano de contin- gência para crises. Munhoz acredita que a pandemia fez com que, no mundo todo, a grande maioria da população tivesse que parar seu trabalho de uma hora para outra. “Aqueles que tinham um planejamento financeiro, pensando na possibilidade de alguma crise aparecer, conseguiu ficar mais estável neste período. E esse é o legado positivo que a pandemia de Covid-19 pode deixar para o mercado, incluindo o de repintura automotiva”, finaliza.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=