Show do Pintor Profissional - Edição 208

SHOW DO PINTOR • JULHO 2020 25 ARTIGO VENDENDO MAIS, VENDENDO COM CORES Por André Nogueira Qual pintor profissional já não foi pego com a se- guinte pergunta: que cor você me indica? E isso é um grande problema para muitos pintores, como indicar uma cor para o cliente sem correr o ris- co que este mesmo cliente o responsabilize se acaso esta cor não tenha ficado de acordo com a sua expectativa. A indicação de cores ainda é vista como “tabu” para vários pintores, que não querem assumir esta responsabilidade e deixam para a indústria de tinta esse tipo de venda. Sim, venda por que a indicação de tinta também é por associação: uma venda do trabalho do pintor. Vários são os motivos que fazem com que o pin- tor não indique cores ao cliente e muitos deles culturais, mas o pintor precisa saber que nem sempre foi assim. Profissionais com mais de 30 anos de atividade compravam bisnagas de cores e preparavam a tinta na frente do cliente. Na- quele tempo, não tinha sistema tintométrico, as únicas cores disponíveis em linha eram restritas ao branco, gelo, palha, areia, pérola e mais algu- mas outras. Portanto, era o pintor o responsável por criar uma infinidade de cores para os clien- tes. Ele era um verdadeiro colorista residencial, diferente do que acontece hoje, onde os pintores fogem desta responsabilidade. Logo agora, que ficou mais fácil e o que não falta são cartelas de cores de várias marcas disponíveis no mercado. Para cada marca podemos apontar aí uma média de 2.000 cores disponíveis, além de aplicativos, sites e revistas especializadas no setor. Existem aplicativos incríveis que dão uma noção quase 100% fiel de como a cor vai ficar na parede em tempo real e, em tempos de tecnologia, não se pode perder esses tipos de oportunidades. O cliente busca no pintor um consultor, aquele que irá dizer a ele o que é bom ou não, onde sua expertise é levado em consideração e sua palavra é ordem. Um pintor profissional não pode e nem deve fugir a essa responsabilidade. A indústria de tinta, por sua vez, faz a sua parte, oferecendo ao pintor um leque de opções e combinações, além de treinamentos diretos e indiretos. Se você quiser saber mais sobre cores, basta abrir a internet e as variedades de informações lhes serão oferecidas. O pintor profissional precisa ter o conhecimento de que, já há algum tempo, as empresas deixa- ramde “vender produtos” e começarama vender cores, porque quando se vende cores, se vende mais. Agora a pintura da sala não é mais trocada por que apresentou algum problema, existe uma tendência mercadológica neste negócio. O que falar da cor algodão egípcio, do efeito decorativo concreto aparente, do efeito mármore ou cores de tendências, tudo isso virou conceito, fugiu à André Nogueira, professor, químico e especialista em tintas e pinturas regra da pintura regular e entrou em um nicho de mercado chamado pintura decorativa. Muitos são os pintores que vêm colhendo os frutos des- ta nova venda incorporada em suas atividades, onde sempre se vendeu cores e assim sempre será! Cabe ao pintor se adequar não a essa nova realidade, pois ela já está aí há algum tempo, mas a uma necessidade que já devia fazer par- te da competência do pintor há muito tempo. Cabe também o entendimento de dois distintos verbos: escolher e indicar. A escolha é responsa- bilidade do cliente, após uma indicação pautada em critérios técnicos do pintor e de várias ferra- mentas disponíveis. E uma delas são as amostras de cores, tanto as físicas quanto as eletrônicas. Então, por que perder tempo? Se é coragem o que falta, reserve um espaço no seu dia fazendo pesquisas, assistindo vídeos e sondando aplica- tivos. Dessa forma, você verá na prática que o bicho papão que o impede de indicar cores está mais na falta de conhecimento do que na falta de ferramentas. Assuma essa nova responsabili- dade e nos conte o resultado. Tenho certeza que, depois de duas ou três indicações, esse medo já terá decido ralo abaixo e a sua confiança como pintor terá aumentado significativamente. E nunca se esqueça: a cor é um elemento de transformação. Então, vamos conhecer cores e boas vendas. Fica a dica!

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