Show do Pintor Profissional - Edição 208

SHOW DO PINTOR • JULHO 2020 26 ARTIGO COMO AS REDES SOCIAIS PODEM IMPULSIONAR OFICINAS DE REPINTURA? Por: Daniel Andrade, marketing & APC sales manager - Brazil As redes sociais sempre funcionaram como um canal direto de interação entre as marcas e sua base de seguidores ou fãs. Mas com o isolamen- to social por conta da pandemia do novo coro- navírus, elas se tornaram ferramentas essenciais para aproximar negócios e clientes, tanto novos quanto os que já fazem parte da base. Com a reclusão provocada pela Covid-19, o uso delas aumentou. Um estudo, conduzido pela consultoria Kantar, identificou que Facebook, Instagram e WhatsApp tiveram um aumento de mais de 40% em seu uso entre os usuários abaixo dos 35 anos, sendo que a faixa de 18 a 34 anos é a mais expressiva. No entanto, apesar de serem meios muito práti- cos e cada vez mais populares, precisam de em- penho diário e uma estratégia para a condução eficaz dos perfis. Mesmo que pareça fácil, há muito planejamento por trás de um único post. Antes de começar a operar, dê uma cara à sua comunicação visual: um logo é peça-chave para identificarem sua oficina. Afinal, a Internet pode funcionar como uma vitrine virtual e ser a porta de entrada para os novos negócios. QUAL REDE USAR? É preciso definir em qual canal irá concentrar os esforços, estudar a audiência de cada um e determinar a periodicidade de publicação ou envio de informações. Lembrando que o What- sApp tem um dinâmica diferente das demais, enviar mensagens todos os dias pode se tornar incômodo e a sua oficina acaba virando fonte de “spam”, nome da caixa para onde vão os e-mails indesejados recebidos diariamente. Opte pelo WhatsApp Business, a versão para negócios do aplicativo. Para o Facebook e Instagram, a periodicidade é essencial para quem segue determinada empre- sa não achar que aquele perfil foi abandonado. Não existe uma recomendação padrão de quan- tidade. Por exemplo, para quem vende pão, algo que é consumido todos os dias, vale uma posta- gem diária ou até mais de uma. Como estamos falando de um serviço, no caso o de funilaria e pintura, uma frequência recomendada seria de três vezes por semana. É importante atentar-se à qualidade do conteú- do. Mais do que o número de vezes em que as postagens sobem, o foco precisa estar na entre- ga. Há algumas dicas que podem ser seguidas neste caso, como se atualizar sobre notícias do universo de repintura e perguntar aos seguido- res sobre quais assuntos eles querem saber mais, tudo isso ajuda a levantar temas que podem ser explorados. Algo fundamental na condução dos nossos perfis é medir os resultados mês a mês, observando os números de engajamento, visualizações e cresci- mento da base de seguidores e fãs, por exemplo. Essas métricas ajudam a direcionar a nossa es- tratégia de conteúdo. Outro ponto crucial são as respostas: interagir com o seguidor é fundamental, já que as redes sociais funcionam como uma via de mão du- pla. Além de agilidade nos retornos, a educação também é de extrema importância. Mesmo que do outro lado da tela, a pessoa esteja exaltada, jamais se deve perder o respeito e o caminho é tentar entender a frustração para que se resolva da melhor forma possível, sempre com cordiali- dade. Para a Axalta, ouvir a audiência é muito impor- tante, assim também planejamos as postagens pensando no feedback que os nossos seguidores e fãs nos dão, seja nos comentários ou por men- sagens. Buscamos preparar um conteúdo que entregue informação útil, mas que tenha alguma inovação, como a série de animação que criamos para explicar o significado de termos em inglês, comuns ao mundo da repintura, mas que podem gerar dúvidas: a AxaltaTranslator. Outra produ- ção bem-sucedida foi a Por Dentro Da Axalta, em que mostramos espaços de nossa fábrica, e que foi criada a partir do comportamento que os usu- ários tinham quando postávamos uma foto em que nossa planta em Guarulhos aparecia. PLANEJAMENTO Pense com um mês de antecedência, se possível. Tem alguma liquidação que deseja promover da- qui 30 dias? Um serviço novo que irá oferecer? Estabelecer esse tipo de prática ajuda bastante na hora de planejar as postagens. Dessa forma, não há correria e o seu feed não parecerá algo improvisado, feito rapidamente. Caso o gestor da oficina ou gerente não tenha fa- miliaridade com as redes sociais ou ninguém da equipe responsável por isso, o ideal é contratar um profissional especializado ou uma empresa para cuidar dessa área. Na Axalta, programamos o nosso conteúdo com antecedência e aproveitamos posts de oportuni- dade quando o contexto permite, por exemplo, o meme “10 Year Challenge”. Lembrando que só vale entrar na onda se a empresa conseguir adaptar o que está acontecendo ao seu próprio negócio porque o efeito pode ser contrário. Esse tipo de ação mostra que estamos atentos e co- nectados ao que surge na Internet. Nos tempos atuais, que exigiram isolamento por conta da Covid-19, programamos um conteúdo especial, como vídeos que os técnicos gravaram de casa, em segurança, sobre temas diversos ligados ao universo da repintura. Além disso, nossas lives transmitidas pelo Instagram se mos- traram uma ótima forma de interação para nos mantermos próximos da nossa audiência, mes- mo à distância, e estamos reforçando nosso ca- nal de YouTube para que se torne, cada vez mais, ummeio educativo. E os nossos esforços têm um foco principal: o pintor. Usadas corretamente, as redes sociais se tornam grandes aliadas dos negócios e podem, de fato, atuar como ferramenta comercial efetiva na cap- tação de clientes e na retenção da base que a oficina já tem. PERFIS SERVEM PARA DIVULGAR O TRABALHO, APROXIMAR- SE DA BASE DE CLIENTES E CONQUISTAR NOVOS

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