Show do Pintor Profissional - Edição 209

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2020 12 TREINAMENTO Neste últimos meses, aumentou a procura por cursos online. Mesmo antes do Covid-19, a modalidade de aula à distância já chamava atenção. Dados recentes, coletados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostram que aproximadamente 1,7 milhão de brasileiros realiza- ram matrículas em cursos EAD (Educação a Distância), o que representa mais de 20% de todas as matrículas. Já o Google, em seu levantamento, observou salto de 130% nas buscas por especializações à distância. Ao longo da quarentena, ficou mais evidente o quanto a opção EAD tornou a qualificação viável e mais aces- sível financeiramente. Esta opção está sendo usada desde o ensino infantil, o doutorado, até a capacita- ção em oficinas mecânicas, e a maioria dos fabrican- tes de tintas e complementos está criando alternati- vas para manter a capacitação das oficinas mecânicas parceiras de maneira online. Por causa da pandemia, o ensino presencial está se reinventando, o que o torna mais atrativo. Quando essa situação acabar, ele deve ser um misto de aulas expositivas de forma remota com aulas em grupo em laboratórios. As aulas online têm metodologia dife- renciada para manter o foco do aluno, como explica Alexander Cezar da Paz, supervisor técnico da Akzo- Nobel. “Antes da pandemia, os treinamentos eram realizados dentro da oficina ou no nosso centro de treinamento, de forma presencial, com duração de 2 a 3 dias, dependendo do módulo e tema. Temos utili- zado as ferramentas digitais de modo bastante cons- tante, readaptando o conteúdo para essa realidade, realizando cursos mais enxutos, focados na parte teó- rica, sem deixar de considerar aspectos práticos, abor- dando questões do dia a dia. Esses treinamentos são dinâmicos e objetivos, trazendo boa interação entre instrutor e alunos”.  METODOLOGIA ONLINE   Muitos dos conteúdos da Sherwin-Williams foram adaptados para módulos de, no máximo, uma hora, aos quais chamam de Fale com o Expert Sherwin- -Williams, de maneira a oferecer a capacitação conti- nuada. “Com isto, pudemos criar uma fórmula exitosa, onde é possível falar com nossos profissionais, por meio do chat, onde respondemos às principais pergun- tas e tornamos a capacitação efetiva, com vários temas que foram abordados. Desde o uso correto de produ- tos, passando por processos específicos de reparo, até temas mais complexos, como colorimetria e processo de pintura tricoat”, conta Edmundo Novaes Soares, chefe de assistência técnica e atendimento ao consu- midor da Sherwin-Williams, que iniciou recentemente transmissão ao vivo no Instagram. “Também produzi- mos vídeos e conteúdo para serem compartilhados no CAPACITAÇÃO À DISTÂNCIA FABRICANTES DE TINTAS E COMPLEMENTOS INCENTIVAM E CRIAM CURSOS ONLINE PARA OFICINAS DE REPINTURA YouTube e Facebook. Esta é uma necessidade cada vez maior e acreditamos que, mesmo depois da pandemia, teremos uma nova modalidade de treinamento e capa- citação permanente: a capacitação virtual, por meio de redes sociais, e-learning, EAD, entre outros”. Na Axalta, os treinamentos são realizados sob deman- da, conforme a necessidade de cada região e distri- buidores parceiros que captam as necessidades de seus clientes, oficinas e concessionárias. “Com frequ- ência, preparamos webinars para os nossos técnicos e equipe comercial sobre diferentes temas, para tam- bém capacitar nosso time”, conta Fabiana Verbickas, líder de desenvolvimento de produto na Axalta. Quinzenalmente, a AkzoNobel abre, às segundas-fei- ras, um post em seus canais de Repintura Automoti- va para os interessados no segmento enviarem seus questionamentos relacionados a processos de apli- cação, equipamentos e produtos das marcas Sikkens e Wanda. Até a quarta-feira da mesma semana, as perguntas são revisadas pelos especialistas da Akzo- Nobel. Na sexta-feira, um técnico responde às dúvi- das em um vídeo que fica disponível, a partir das 19h, no Instagram, Facebook e YouTube. “Entre os temas abordados que já despertaram interesse estão: alon- gamento de tinta prata, viscosidade do verniz Sikkens Classic, quantidade e tempo ideal de demãos e inter- valos na aplicação de verniz, função do washprimer, verniz mais indicado para reparos rápidos, uso de ferramentas digitais e treinamentos da AkzoNobel”, conta o supervisor técnico da AkzoNobel. Para Sandro de Oliveira, chefe de marketing da WEG Tintas, no quesito capacitação, a pandemia acelerou o processo de mudança que já estava no planejamento da empresa. “Reforçamos a estrutura de treinamen- to e readequamos aos novos tempos. Os cursos à dis- tância só não oferecem o treinamento prático, tirando esta parte toda a parte teórica pode ser ministrada com o mesmo padrão de qualidade e com uma gran- de vantagem: os treinamentos ficam disponíveis para novas consultas e disponibilizam o material de apoio no dia a dia para dirimir dúvidas que venham a existir.” Vanessa Rossi, responsável pelo marketing da Skyla- ck, explica que apesar dos cursos presenciais terem sido temporariamente suspensos, tanto os técnicos de campo quanto o atendimento ao cliente estão sempre à disposição para sanar dúvidas dentro das lo- jas e oficinas. “Além disso, a Skylack disponibilizou em seu site algumas cartilhas de capacitação com conteú- do utilizado nos cursos volantes, ministrados nas lojas e oficinas em épocas normais. Dessa maneira, e de modo muito didático, os clientes Skylack podem ter acesso a todas as informações importantes de reci- clagem e minimização de dúvidas em seu dia a dia”, expõe Vanessa. TODOS GANHAM COM A CAPACITAÇÃO O profissional bem capacitado possibilita maior fatu- ramento para a oficina, tornando-se mais produtivo. Além disso, ele proporciona um reparo de maior qua- lidade, fazendo certo da primeira vez e evitando des- perdício de tempo e de material. “Uma equipe bem treinada aumenta a produtividade da oficina e da loja, uma vez que a capacitação dribla certos vilões, como demora para realizar um serviço, retrabalho para con- sertar um erro que pode ser de aplicação, de catálise ou de processo, dificuldade na formulação de cores, e também ajuda a evitar desperdícios e até mesmo na orçamentação mais precisa”, comenta Fabiana, da Axalta. Outro ponto é que ter uma equipe altamente treina- da é um diferencial. Ao contar com profissionais capa- citados, mostra-se aos clientes que o gestor da oficina valoriza os seus colaboradores, isso agrega valor ao resultado do trabalho. Vanessa Rossi enxerga que vários problemas com os quais os profissionais de repintura automotiva se de- param em seu dia a dia podem ser solucionados. “Os prejuízos causados pela falta de capacitação são os re- trabalhos como acerto na diferença de tonalidade de cor, falta de brilho do verniz e defeitos na preparação, que geram uso maior de material. Financeiramente, um retrabalho custa para a oficina o dobro do valor de um trabalho, porque além de trabalhar o dobro do tempo no mesmo carro, a oficina está deixando de atender outro cliente. Além disso, no caso de um problema na reparação após o carro sair da oficina, o custo fica maior ainda, pois a má propaganda pode custar muito.”

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