Show do Pintor Profissional - Edição 209

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2020 18 GESTÃO Os impactos da pandemia de Covid-19 estão sendo percebidos em vários mercados da economia brasileira - e isso inclui os lojistas do pequeno e do médio varejo da construção civil. Por isso, Miguel de Oliveira Junior, gerente de Trade Marketing da Amanco Wavin, elaborou 5 dicas para ajudar esses empreendedores neste momento desafiador. TRANSFORMANDO PARA ALAVANCAR AS VENDAS CINCO PEQUENAS MUDANÇAS QUE PODEM AUMENTAR O FATURAMENTO 1. VENDA CUSTOMIZADA Entender as necessidades do cliente e a melhor forma de atendê-lo em uma negociação. Por exemplo, não oferecer frete grátis para quem re- side nas proximidades da loja pois um desconto sobre os produtos ven- didos ou uma venda parcelada pode ser bem mais útil e interessante para essa pessoa. 2. TREINAMENTO (ON-LINE) DE EQUIPE Essa dica é muito importante. Independentemente da pandemia, trei- nar e reciclar o conhecimento dos vendedores, usando ferramentas on- -line, para que se adaptem ao “novo normal”, protejam-se e aos clien- tes durante um atendimento, além de seguirem o modelo de venda estabelecido pelos gestores do local. Como o atendimento on-line é diferente do presencial, a realização de um treinamento sobre o tema é essencial, principalmente devido ao atual momento que estamos vivendo. Vale ressaltar que a venda virtual deve ser prioridade, tratada com rapidez e cuidado, com o objetivo de evitar erros na escolha do produto e, por consequência, devoluções. Para isso, é importante ter uma pessoa dedicada às plataformas digitais. 3. VIDA ON-LINE Ter emmente que é preciso ter vida on-line - não é nem venda on-line. A loja tem de estar cadastrada nos principais buscadores da Internet para facilitar sua localização pelo cliente. Além disso, ter um website, mesmo que simples, com os contatos visíveis. Ter perfis do estabeleci- mento nas redes sociais para divulgar as promoções da semana, novi- dades e conteúdo de interesse dos seguidores, por exemplo, sempre com o cuidado de evitar assuntos polêmicos. Ter também um núme- ro de telefone cadastrado em aplicativos de mensagens instantâneas para responder prontamente ao contato dos clientes. 4. ESTOQUE É importante manter o abastecimento básico da loja. Quando o local não tem um produto, o cliente deixa de comprar e tende a procurar um lugar que tenha todos os materiais de que precisa. 5. FIDELIZAÇÃO DO CLIENTE O lojista que atender bem e tiver um bom serviço neste momento vai se diferenciar e fidelizar os clientes, principalmente se oferecer soluções para as necessidades deles. Por exemplo, produtos higienizados entre- gues via frete grátis, sem pedido mínimo. Uma ação que funciona de forma positiva é oferecer descontos a partir de um número de produtos pedidos ou se o cliente indicar um amigo. Nos dias atuais, a experiência de compra, apesar da tendência de uso das plataformas on-line, está mais humana.

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