Show do Pintor Profissional - Edição 209

SHOW DO PINTOR • AGOSTO 2020 7 Etapas de Execução; Limpeza da superfície; Apli- cação de selador; Emassamento; Aplicação de demãos; Identificação das Características dos Materiais; Tempo de secagem; Rendimento por demãos; Número de demãos; Composição Bási- ca das Tintas; O curso conta com professores especializados do Senai-DF, tintas e revestimentos da Mister Cryl, além de materiais e refeições doados por parcei- ros e voluntários.O curso tem carga horária de 200 horas, abordando desde o básico da prepa- ração da parede até relacionamento com o clien- te, técnicas de engajamento do trabalho com as redes sociais e abertura de empresa. SATISFAÇÃO Joelma de Souza Costa foi uma das alunas e já atuava na construção civil como montadora de forma metálica. Antes de iniciar o curso, estava desempregada e tinha acabado de adotar duas crianças. A assistente social que ajudou na ado- ção a avisou do curso. Mesmo sem muita espe- rança de ser escolhida, Joelma fez a inscrição. Foi selecionada e, durante o curso, sentiu-se conta- giada pela pintura. Aprendeu a tratar patologias, pintar paredes, lixar, passar massa corrida, tex- tura e pintura 3D, além de técnicas de empre- endedorismo. Foi o primeiro curso de muitos na área. Ela já buscou capacitação em marmoriza- ção, efeito madeira, porcelanato líquido e, atual- mente, está fazendo aula de impermeabilização. “Alguns foram pagos, outros gratuitos. Pintando, descobri que esqueço dos problemas, fico foca- da em deixar aquela parede perfeita e não lem- bro de mais nada.” A ex-aluna conta que, além da satisfação de mudar para melhor a casa de alguém, a remuneração no mercado da pintura é boa. Antes da pandemia, estava com a agenda quase cheia, depois o número de serviços redu- ziu, mas ainda não fica parada. Ela também faz serviço de hidráulica, elétrica e azulejista. DESAFIOS DA PROFISSÃO Joelma comenta que o mercado da construção civil tem as suas dificuldades para a mulher, mas isso nunca a deixa abalar. “Assim que finalizei o curso Pintando Oportunidades, vários profissio- nais da construção foram contratados para re- formar uma igreja da cidade, inclusive eu. Um pedreiro olhou para mim e disse: “precisamos abrir o olho, as mulheres estão tomando todos os espaços”. Respondi: “de maneira alguma, es- tamos procurando o nosso espaço na sociedade e não tirando o seu’”. Em outro caso, um cliente entrou em contato para fazer um orçamento e, ao ser atendido por Joelma, pediu para falar com o marido dela, o pintor. “A pintora sou eu, nãomeumarido, eu dis- se. Ai ele perguntou que tipo de pintora eu era, o que sabia fazer. Expliquei todos os serviços que faço”. Joelma percebeu naquele momento que seria um desafio conseguir espaço no mercado e que a capacidade técnica da mulher é sempre posta à prova. “Ele fez vários questionamentos, para ver o que eu iria responder, se realmente entendia do serviço. Tive de provar que era es- pecialista no assunto e, finalmente, o convenci e ele me contratou. Quando o cliente viu o serviço finalizado dentro do prazo combinado, que dei- xei o ambiente limpo e fiz um trabalho perfeito, fui muito elogiada, então, foi mais uma pessoa convencida da minha capacidade e um passo à frente para nós mulheres, na pintura.” A pintura transforma qualquer ambiente e Joel- ma contou que, neste mês, fez mais um trabalho de sucesso. “Finalizei a pintura de uma kitnet, o morador estava chateado em viver em um lugar com má aparência. Pedi que confiasse no meu serviço e que daria o meu melhor para que a kit ficasse linda novamente. Quando terminei, ele falou que estava se sentindo um rei dentro da casinha e valeu muito a pena.” MISTER CRYL TINTAS A Mister Cryl Tintas atua no mercado brasiliense de tintas e revestimentos há mais de 10 anos.Seu parque industrial está localizado em Samambaia- -DF, e sua nova fábrica está sendo construída em Santa Maria-DF, com previsão de inauguração em 2021. A nova sede contará com a expertise da Indústria 4.0, que busca agilidade no processo de fabricação e gestão dos recursos produtivos. “Tudo a ver com leanmanufacturing (filosofia de gestão que visa produzir um sistema enxuto de manufatura. Dessa forma, agregam valor aos seus processos, produtos e clientes). Isso traz efi- ciência e redução de perdas, ganho de produti- vidade e melhoria em processo, reduzindo custo final de operação”, explica Aline. FILOSOFIA DA EMPRESA Desde que foi fundada, em 2008, a Mister Cryl desenvolve produtos e serviços para aprimorar, por meio de tecnologia, tintas que auxiliem os consumidores e pintores a transformarem am- bientes com uma simples pintura. “Cor é a essên- cia da Mister Cryl”, afirma Aline, justificando que sua paleta é atualizada anualmente, seguindo as tendências de mercado global com tons quentes, frios e pastel- do tradicional ao contemporâneo. “Os representantes da marca são capacitados para ajudar o cliente a escolher cores, texturas, combinando tonalidades e resultados. A indús- tria vem ganhando espaço e reconhecimento na região e, hoje, ultrapassa as fronteiras da in- dústria química e se posiciona como uma marca também presente nas áreas de arquitetura, de- coração e design”, conta. CONQUISTAS “Em 2019, a indústria se tornou a primeira do Distrito Federal, no segmento de tintas e reves- timentos, a ter produtos com o selo do Inmetro. O selo indica ao consumidor que aquele produto foi testado e atende aos requisitos mínimos de segurança e performance. Assim, o consumidor tem maior confiança na hora de adquiri-lo”, fi- naliza Aline.

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