Show do Pintor Profissional - Edição 211

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2020 14 VAREJO Embora o isolamento social tenha impactado o comércio em todo o país, o setor de materiais de construção apresentou rápida recuperação e o mercado adaptação, graças a inúmeros fatores, como mostra Alexandre Simões, CEO da agência Alka Digital: “Segundo levantamento da Anama- co, houve um crescimento nas vendas de mate- riais de construção, sobretudo em pequenas lo- jas de bairro. O auxílio emergencial e a liberação do FGTS ajudaram a criar um fundo para as famí- lias comprarem materiais de construção, investi- rem nas suas casas, realizarem reformas, e mui- tos começaram na profissão de pedreiro e em novos negócios, como a abertura de pequenas construtoras. ”A novidade foi que muita gente passou a usar a internet como ferramenta de pes- quisa antes de realizar as compras. Elas entram na internet para ver qual o valor médio dos produtos e em quais lojas eles estão em promoção. Isso aju- da muito o consumidor na decisão final, mesmo que ele faça a compra na loja física. Essa postura coloca o comerciante em vantagem de mercado, pois as pessoas podem consultar os preços e a dis- ponibilidade de um produto de uma forma mais simples e rápida. A decisão de compra pode ser tomada na internet, na frente do computador ou do celular. A pessoa já sabe aonde ir para comprar o produto e, se a loja não está na internet, ela está fora da lista de possibilidades. PERSONA X PÚBLICO-ALVO Simões alerta que é fundamental o proprietário do estabelecimento entender quem é a persona IMPULSIONAMENTO VIRTUAL TANTO VAREJO FÍSICO QUANTO ONLINE SÃO FAVORECIDOS COM O COMÉRCIO ELETRÔNICO que deseja atingir, pois os vare- jistas estão acostumados com a ideia de público-alvo. Para saber a persona, é importante ter um perfil do consumidor e conseguir analisar as diferenças entre cada pessoa, montando os segmentos de pessoas. Levando em conta desejos, medos, hábitos, além dos indicadores sociais. Para sim- plificar, é uma forma de analisar o público-alvo, só que de manei- ra mais específica. Enquanto o público-alvo leva em conta cri- térios genéricos, como faixa etá- ria, gênero, região, renda, entre outros, a persona busca identifi- car uma pessoa mais específica. “Parece complicado, mas não é. No fundo, a persona é a pessoa típica que compra na loja, para quem o negócio é direcionado. Ela tem nome, idade, profissão, hobbies e escolaridade. Você pode fazer um exercício pegando uma foto na internet de uma pessoa que tenha o perfil muito parecido com as pessoas que frequentam sua loja, colocando um nome e todas as informações passadas. Quando criamos a persona, entendemos com quem estamos conversando e a comunicação fica muito mais eficiente e direcionada. Des- sa forma, criamos uma identificação que aju- da muito na hora das vendas”, conta Simões. É muito importante o comerciante sair do achismo e produzir dados para ter certeza sobre quem está consumindo na loja. Isso pode ser feito levantando o perfil de cada comprador, anotando e comparando tudo no final de um período. TENDÊNCIA DO ONLINE As estatísticas mostram que as compras online cresceram 40% durante a pandemia, em relação ao ano passado. O comércio on- line já representa 76% das com- pras feitas no país, um número bem expressivo. É um tipo de economia em franco crescimen- to, que movimenta mais de 90 bi- lhões de reais por ano. Além des- se número, importante por si só, outra coisa que podemos observar é que cerca de 60% das compras feitas em estabelecimentos físicos começam online. Ou seja, mesmo que o consumidor prefira comprar na loja, ele começa a pesquisa pela internet, tanto das lojas quanto das mercadorias que deseja. Para Reinaldo Pedro Correa, do Sincomavi (Sindi- cato do Comércio Varejista de Material de Cons- trução, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo), o principal obs- táculo continua sendo a entrega. Muitas vezes, um simples pacote leva quase 15 dias para chegar ao destino na capital paulista. “Isso porque existe Reinaldo Pedro Correa, diretor do Sincomav

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