Show do Pintor Profissional - Edição 211

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2020 6 DIA DO PINTOR Dezoito de Outubro é celebrado o dia do profissional, que deixa os ambien- tes mais coloridos e bonitos. Neste ano, o casal de pintores Peter Peres de Lima e Cláudia Peres de Lima vai celebrar a data em casa, festejando com muita alegria a profissão. Motivos para comemorar não faltam. Mesmo com a crise do Coronavírus, eles não foram afetados financeiramente, graças ao destaque que ganharam no ofício da pintura. Foram anos de dedicação e es- tudo para chegar ao nível que possuem hoje. Para o restante de 2020, eles não têm data disponível para trabalho, a agenda já está completa. Peter é pintor há quase 10 anos, professor de pintura no Senai e garoto propaganda da Tintas Brasilux. Cláudia iniciou na profissão por incentivo do marido e, rapidamente, ficou envolvida e buscou capacitação; atualmente está estudando Grafite Sobre o Papel e também é garota propaganda da mesma fabricante de tintas. RETORNO FINANCEIRO Tanto Cláudia quanto Lima já tiveram a oportunidade de voltar para as an- tigas profissões, mas os dois recusaram as propostas. Um dos motivos foi a questão financeira: atuando com pintura conseguem uma remuneração melhor. Cláudia atuou por anos como auxiliar administrativo e, quando fi- cou desempregada, decidiu ajudar o marido e logo apaixonou-se pela pro- fissão. “O salário que eu recebia trabalhando o mês todo no meu antigo emprego, hoje eu ganho com uma semana ou até menos”. Já o marido era propagandista de medicamentos e estava cansado da profissão. Um ami- go apresentou o universo da pintura. “Em pouco tempo, notei que o anti- go oficio não me representava mais e foquei somente na pintura. Aprendi com ele o básico: amassamento, passar a tinta na parede, aplicar o esmalte sintético e logo busquei capacitação em cursos na Abrafati, Senai, Sebrae e aulas com fabricantes de tintas, também. O mercado é muito dinâmico, sempre tem novidades. Estamos sempre aprendendo”, descreve o pintor. CAPACITAÇÃO COMO FORMA DE PROGRESSO CASAL DE PINTORES DESCREVE TRAJETÓRIA DE DESTAQUE QUE TRILHOU NA PROFISSÃO FORA DA GUERRA DE PREÇOS O casal acredi- ta que o pintor atrai o cliente conforme a ima- gem transmitida e a qualidade de seu serviço. “A maioria dos clientes, hoje, pesquisa as redes sociais dos pintores, tanto a página profissional quanto a pessoal. É importante demonstrar profissio- nalismo em todos os momentos”, expõe Cláudia. O marido complementa dizendo que, mesmo no seu perfil pessoal, se o cliente encontrar fotos com conteúdo de bebida alcoólica, piadas machistas e fanatismo político, o pro- fissional pode ser prejudicado. “Vendemos pintura e confiança, não ficamos preocupados com preços e, quando somos escolhidos, o cliente enxergou todo o nosso diferencial, não somente o serviço de pintar”, conta Lima. RECONHECIMENTO Cláudia e Lima têm inúmeras boas lembranças de amizades e histórias que marcaram as suas carreiras, mas duas são especiais. Cláudia recorda que foi contratada para pintar uma barbearia e o estabelecimento tinha um es- paço dedicado ao público feminino. “Eu sugeri à proprietária pintar uma parede com cimento queimado rosa. Acredito que é parte do meu trabalho incentivar ideias de composição de cores. A dona do estabelecimento ficou receosa, falou que pessoalmente não gostava da cor, mas aceitou a suges- tão, confiou no meu trabalho. Assim que finalizei, ela ficou encantada com o resultado e a primeira cliente que entrou no salão já elogiou a escolha”, alegra-se em contar. Já o marido lembra que um grande amigo mostrou al- gumas imperfeições que tinha em casa e comentou que gostaria de refor- mar a garagem, que usava de maneira improvisada como hamburgueria. wO pintor e a esposa, comovidos com a situação, decidiram fazer as refor- Cláudia Peres de Lima e Peter Peres de Lima

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=