Show do Pintor Profissional - Edição 213

SHOW DO PINTOR • DEZEMBRO 2020 10 COR DO ANO Quando se aproximam os últimos meses do ano, di- versos fabricantes de tintas iniciam a divulgação do tom que suas pesquisas indicam que será tendência no ano seguinte. As tonalidades são diferentes e não seguem um padrão umas com as outras, isso aconte- ce porque cada marca de tinta faz uma pesquisa pró- pria para chegar na cor. Uma das vantagens nos estudos de todos os fabri- cantes é o incentivo que o consumidor final recebe para usar tinta como elemento de decoração. As lojas de tintas recebem material publicitário, na internet são postadas imagens de combinações de ambien- tes usando cor e exemplificando como o ambiente fica mais bonito com o uso da cor. Em 2020, prati- camente todas as empresas que realizaram o estu- do comentaram da pandemia e como relação com a casa ganhou ainda mais relevância. Os eventos de apresentação da cor do ano são realizados presencialmente, reunindo arquitetos, decorado- res e pintores, mas devido ao cenário de pandemia, as divulgações foram realizadas de maneira virtual, sem comprometer a essência do evento. Meia-Luz, tonalidade da paleta de rosas e lilases, foi a cor eleita pela Suvinil; Manteiga de Cacau é a cor do ano da Tintas Eucatex, um amarelo suave e delicado; Pedra Esculpida, da família do terroso, é a cor da Coral; a paleta de cores 2021 da PPG foi constituída pelos tons Transcend, Big Cypress e Mis- tyAqua, dois tons terrosos e um mais próximo do turquesa, para formar a paleta “Be Well”; a Sherwin-Williams elegeu o Bronze Conectado SW 7048, tonalidade escura inspirada em santuário. CORES PARA TRANSFORMAR DESCOBRINDO AS CORES Com o estudo, as chances de o consumidor op- tar por usar mais cor nos ambientes aumentam, como explica Sylvia Gracia, consultora de marke- ting de cores da Suvinil. “Trazemos dicas sobre como combinar as cores de cada tema sem medo de errar. No tema Resgate, por exemplo, usar marrons mais profundos com tons azulados ou esverdeados é escolha certeira para ambientes mais leves, enquanto misturar apenas amarron- zados traz uma atmosfera mais introspectiva e imersiva. Já as cores da paleta Consciencia sao dessaturadas e, combinadas, passam a sensação de sofisticação. A dica aqui e equilibrar. Para ver- melhos mais fortes, associe verdes ou azuis mais leves, e vice-versa. Para as nuances do Conexão, a sugestão e deixar os tons mais vibrantes em menores proporções, mas, se quiser ousar, nao existem limites. Para testar essas e outras ideias e notar como as cores reagem de formas dife- rentes dependendo das combinaçes, indicamos também o aplicativo da Suvinil, que permite selecionar e experimentar diferentes paletas virtualmente”, conta Sylvia. Priscila Perez, especialista de color design de tintas decorativas da AkzoNobel para a América do Sul, conta que apontar tend~encias é uma forma de incen- tivar o uso de cores na decoração. Considerando as características da Cor do Ano, criaram quatro paletas fáceis de usar, mostrando combinações possíveis que podem simplificar o momento da escolha. “No Colour Futures 2021, por exemplo, desenvolvidas a partir da Pedra Esculpida, as paletas são compostas de famílias de tonalidades diferentes - vermelhos e rosas, marrons, amarelos, azuis e verdes naturais - e cada uma traz uma nova perspectiva para os am- bientes, espelhando as tendências mais amplas identificadas no estudo.” DESENVOLVIMENTO DA COR DO ANO CORAL Desta vez, a reunião foi realizada no Museu de Lakenhal, na cidade de Leiden, na Holanda, aonde os experts trouxeram observações, vivências e ideias capazes de antever o que estava por vir e moldar os conceitos que sustentam esse estudo. “Ten- dências sociais, culturais, econômicas, de design e cores são consideradas na pes- quisa global Colour Futures, que, há 18 anos, reúne profissionais reconhecidos inter- nacionalmente para, ao lado dos especialistas em cores da AkzoNobel, identificar o estado de espírito do momento e convertê-lo em paletas e tons. Este é o quarto ano consecutivo que as artistas plásticas brasileiras Carlota Gasparian e Adriana Pedrosa ajudam a levar as impressões da América Latina para compor o estudo. Ao lado de outros especialistas em design, tendências, cor e arquitetura que proporcionaram uma imersão em insights globais, colaboraram com a busca do Centro de Estética da AkzoNobel em compreender o que pensam os consumidores, identificar a cor do ano e criar quatro paletas para orientar e atender às necessidades e anseios desse público”, explica Priscila Perez, especialista de color design de tintas decorativas da AkzoNobel para a América do Sul. CAMPANHAS DE TENDÊNCIAS DE CORES REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DA TINTA COMO ELEMENTO DE DECORAÇÃO

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