Show do Pintor Profissional - Edição 214

SHOW DO PINTOR • JAN FEV 2021 12 REPINTURA Oque toda empresa busca é lucro. O cálculo é simples: faturamento subtrain- do gastos. O que muitas vezes se esquece é que não é preciso fazer mudan- ças drásticas: aumento de preço, demissão ou substituição de produto para atingir-se o objetivo - quando ainda há desperdício na oficina. O desperdício recorrente na oficina está relacionado ao consumo incorreto da tinta, seja ele por erro no processo de ajuste ou pelo preparo inadequado de uma quanti- dade maior do que a necessária. É importante seguir a ficha técnica para evi- tar perda daquele material de imediato ou causar um retrabalho posterior. Outro fator importante é o investimento em alta tecnologia. Com o obje- tivo de economizar, as empresas analisam apenas o preço dos produtos, sem levar em consideração a performance. A oficina perde a oportunida- de de aumentar a sua rentabilidade. Ao investir em sistemas de alta tecno- logia, a oficina assume um compromisso com a otimização de processos. Ter um colorista bem treinado é outro ponto fundamental para evitar des- perdício - escolha incorreta da cor, pesagem inadequada, desalinhamento com o pintor, entre outros pontos, causam perdas significativas. É importan- te o funcionário estar bem treinado; além de evitar os problemas citados, ele também economiza tempo, ou seja, a cor fica pronta mais rápido e com mais assertividade. Além dos cursos, treinamentos de produtos e palestras sobre produtividade, organização e gestão, a Skylack orienta que a oficina minimize ao máximo o retrabalho, seguindo a indicação de uso dada pelo fabricante dos produtos, catalisando e diluindo os produtos corretamente. Usar um check list para organizar cada processo também é interessante para evitar o retrabalho. COMBATE AO DESPERDÍCIO REDUÇÃO DE GASTOS FIXOS E RETRABALHO MERECEM ATENÇÃO CONSTANTE PARA EVITAR GASTOS DESNECESSÁRIOS “Financeiramente, um retrabalho custa para a oficina o dobro do valor de um trabalho, porque além de trabalhar o dobro do tempo no mesmo carro, a oficina está deixando de atender outro cliente. Além disso, no caso de um problema na reparação após o carro sair da oficina, o custo fica maior ainda, pois a má propaganda pode custar muito para a oficina”, explica Alonso Ro- mero, gerente técnico da Skylack. Luciano Trindade Alves, supervisor de assistência técnica Sherwin-Williams lembra que é comum relacionarmos desperdício a insumos e materiais de pintura, porém a baixa eficiência produtiva e bai- xa produtividade também são desperdícios que dependem de muita análise, conhecimento do negócio e controle dos gastos e custos por um software de gerenciamento de oficinas. “A She- rwin-Williams Divisão Automotiva possui a maior equipe de con- sultores técnicos no Brasil, e com muita experiência, nossos con- sultores estão preparados para auxiliar as oficinas a identificarem e solucionarem os desperdícios através do acompanhamento na aplicação dos produtos, mapeamento de processos e gerencia- mento de custos por veículo, sempre suportado pela ferramenta de controle de custos do Software Visual Lazzumix. Desta forma, o proprietário pode realizar os devidos ajustes em seu negócio e diminuir ao máximo os desperdícios”. REDUZINDO OS GASTOS DE CONTAS FIXAS Quandooassuntoéenergiaelétricaeágua, existemdiversas inicia- tivasquepodemserimplementadasnaempresaparaquearedução deconsumoaconteça,desdeasmaissimplesatéasmaiscomplexas. No caso da energia, é possível utilizar todo o potencial da luz do dia para evitar acender lâmpadas de forma desnecessária, ter uma rede elétrica otimizada com pontos estratégicos de energia,

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