Show do Pintor Profissional - Edição 214

SHOW DO PINTOR • JAN FEV 2021 25 ARTIGO Quais desafios e oportunidades ligados à ino- vação você enxerga para a indústria de tintas para os próximos anos e como a digitalização da indústria se encaixa nesse contexto? Tive a oportunidade de responder a essa pergunta durante a excelente discussão sobre os desafios e oportunidades do setor realizada, via online, no Fórum Abrafati da Indústria de Tintas. Compartilho aqui as minhas principais considerações sobre o tema esco- lhido, que reforça o que já foi dito na Abrafati. Antes de abordar sobre a digitalização, é preciso observar que a indústria de tintas tem à frente três dimensões do ponto de vista de desafios e oportunidades. A primeira delas é a regulatória: o uso de substâncias perigosas para a saúde e o meio ambiente deve cada vez mais estar em discussão no país, o que possivelmente levará ao enrijecimento de normas envolvendo, por exem- plo, a emissão de VOCs (Volatile Organic Compounds, ou Compostos Orgâ- nicos Voláteis), o que afeta tecnologias de nosso segmento. A segunda dimensão tem relação com a primeira: a agenda ESG (Environ- mental, Social and Corporative Governance), a preocupação crescente de uma governança ambiental, social e corporativa, que aponta para a mudan- ça de produtos base solvente para base água, além do uso de matérias-pri- mas de fontes renováveis, que saiam do ciclo dos petroquímicos. INOVAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO NA INDÚSTRIA DE TINTAS Por: Andreas G. De Salis, diretor- superintendente da Montana Química Por fim, a democratização da tecnologia e da informação levou ao alto grau de exigência do consumidor nas relações B2C e/ou indústria (B2B). A perso- nalização de produtos e serviços aparece como grande tendência, e a ino- vação - como a criação de sistemas modulares, fáceis e de rápida adaptação - deve ser a palavra-chave para atender a essa demanda. Onde a digitalização entra em tudo isso? Falar em “integração de toda a cadeia de tintas” pode soar vago ou discursivo, mas envolver todos os agen- tes do processo, incluindo a ponta do varejo, é efetivamente essencial para o sucesso de nosso segmento neste mundo tão integrado. Temos o ótimo exemplo do setor automotivo para nos espelharmos. A Indústria 4.0 é outro tema relevante. Se pensarmos no mercado como um todo, ainda nos movemos da Indústria 2.0 para a 3.0 - a automação está cada vez mais presente, sem dúvida nenhuma. Porém, processos já existen- tes em nossos smartphones, como machinelearning e Inteligência Artificial, ainda têm um grande caminho a percorrer no nosso setor. São processos que requerem altos investimentos e ainda levarão anos para se consolidar. O BIM (BuldingInformationModeling), que é o conceito de modelagem da informação da construção, também não é uma novidade, mas ainda é muito rarefeita aqui no país, incluindo o setor de tintas. Finalizo este raciocínio com uma importante provocação. Todos têm fala- do que nos meses de pandemia, o e-commerce evoluiu o mesmo que nos últimos dez anos. Por que essa rápida digitalização não pode acontecer no setor de tintas, também? Afinal, já temos todos os elementos para dar esse grande passo. ESPAÇO DO PINTOR UNIFORME E SEUS BENEFÍCIOS Por: Gean Leandro Dalmas Silveira, pintor (foto) A origem do uniforme surgiu na idade média, quando os guerreiros o usa- vam para evitar que membros de um mesmo exército matassem seus com- panheiros. Porém, como usavam cores chamativas, como verde e amarelo, muitos eram mortos por serem encontrados com facilidade. A Inglaterra foi a primeira a adotar um uniforme de cor cáqui, logo após os americanos começaram a ditar mais tendências de uniformes, seguidos pelos franceses. Atualmente, o uniforme tem várias utilidades, usamos até mesmo para fazer um marketing da empresa. Eu sempre usei em meus uni- formes, o logo da Suvinil, mas nunca fui patrocinado financeiramente pela mesma, mas somente pelo fato de usar a marca já tenho benefícios, por ser uma empresa de renome e com produtos de qualidade. Quando usamos uniformes, podemos destacar que, além da questão da se- gurança no trabalho, também demonstramos uma ótima imagem do traba- lhador e da empresa representada. O profissional uniformizado transmite ao cliente profissionalismo, higiene e seriedade. Hoje em dia, não se pode ir à obra de chinelo e bermuda. Além de não estarmos segu- ros, devido à falta de uso dos EPIS, não transmitiremos se- riedade no nosso trabalho. Alguns profissionais fazem uso de uniformes, inclusive em seu dia de descanso, e há o relato de um prestador de serviço, que mora nos Estados Unidos e tem feito sua clientela crescer, por fazer a publicidade de seu trabalho diariamente, andando uniformizado. Então, podemos di- zer que há inúmeras razões para fazermos uso de uniformes. Pode ser uma poderosa ferramenta de marketing, é uma maneira de a sua marca e nome serem lembrados. Com esse tipo de publicidade, você consegue levar seu nome a qualquer outro lugar. É o marketing indireto.

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