Show do Pintor Profissional - Edição 215

SHOW DO PINTOR • MARÇO 2021 10 CAPACITAÇÃO A política de isolamento social provocada pela pandemia do novo Coronavírus fez aumentar a procura por capacitação e muitos profissionais estão aprovei- tando esse período para aperfeiçoar os seus conhecimentos. O segmento da pintura evolui de maneira muito veloz, é importante que os profissionais do segmento se reciclem sempre. O profissionalismo é o segredo da excelência nos resultados. Devido à Covid-19, muitos cursos estão acontecendo de maneira remota. De acordo com levantamento feito pelo portal Cuponomia, o segmento de cur- sos online teve aumento de 224% nas vendas, desde o início da pandemia. O portal foi responsável por movimentar mais de R$ 500 milhões em cupons e cashbacks, em diversas categorias. Os fabricantes de tinta rapidamente se reinventaram para oferecer os conteúdos aos pintores de maneira digital, mas conforme acontece a flexibilização da quarentena, os cursos presenciais es- tão retornando. “Sabemos dos impactos que esse cenário desafiador tem causado na vida dos pintores. É importante terem a oportunidade de se capacitarem, atualizarem seus conhecimentos durante esse período, para voltarem ao mercado de trabalho ainda mais fortalecidos, podendo ofere- cer um serviço ainda mais completo”, conta Alberto Lotz, coordenador de treinamento de tintas decorativas da AkzoNobel. NOVOS CENÁRIOS Diversos fabricantes estão voltando com os cursos presenciais, desde que o plano de flexibilização da cidade permita, e respeitando as regras de distan- CAPACITADOS PARA A RETOMADA FABRICANTES DE TINTAS CRIAM NOVOS FORMATOS DE CURSOS PARA CONTINUAR AUXILIANDO PINTORES ciamento entre alunos. A Futura Tintas retomou as aulas em sua universida- de, mas em novos moldes devido à pandemia, como explica Patricia Costa, líder da Universidade Futura. “Quando as aulas presenciais foram suspen- sas, começamos a fazer cursos de aperfeiçoamento on-line para os pintores já formados pela Universidade, revisando conteúdos já vistos e entregando conteúdos novos. Agora retornamos às aulas presenciais, mas com algumas restrições (turmas reduzidas, menor tempo nas aulas, além de obedecer a todas as exigências da OMS).” Luciano Lanconi, coordenador de serviços ao mercado da Suvinil, conta que, com a pandemia do novo coronavírus, reforçaram a presença no meio digital, especialmente com iniciativas nas redes sociais e com tec- nologia, como forma de estarem próximos dos profissionais da pintura durante este momento tão desafiador. “Para mantermos nossos projetos de capacitação, mesmo com o distanciamento social, passamos a ofere- cer treinamentos técnicos por ferramentas como o Zoom. Apresentamos também a série de lives Pintou Dúvida, no Instagram e Facebook, com tutoriais, dicas e tendências para o segmento. Ainda tivemos o apoio de nossos clientes, que abriram suas redes sociais para que técnicos da Su- vinil fizessem lives em seus canais, conversando e capacitando profissio- nais de diversas regiões do Brasil. Na plataforma digital Meu Negócio, da Suvinil, oferecemos uma palestra do coordenador da Universidade Posi- tivo e professor da FGV Management, Marcelo Peruzzo, especialista em Neurociência e Marketing, sobre valorização do trabalho e protocolos de segurança contra a Covid-19 para pintores e pintoras. Lá, disponibiliza- mos também orientações para melhorar a performance dos empreendi- mentos, dicas de atendimento em lojas físicas em tempos de pandemia e insights sobre o comportamento do consumidor. Os conteúdos foram compartilhados por meio de palestras, lives, webinares e cafés online”, detalha Lanconi.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=