Show do Pintor Profissional - Edição 216

SHOW DO PINTOR • ABRIL 2021 24 SERVIÇOS Lançado em abril de 2019 no Brasil, o Acoat Se- lected, programa de relacionamento e desenvol- vimento de negócios hoje tem quase 30 mem- bros e é um ambiente de troca e cooperação, colaborando não somente com o aprimoramen- to do segmento, mas trazendo resultados palpá- veis em tempos desafiadores. “Um dos pilares do programa é fazer do nosso cliente referência no mercado através da boa gestão do negócio. Sendo parte de uma rede internacional de oficinas, eles atraem o interes- se de seguradoras, locadoras, proprietários dos veículos, garantindo desde o bom controle de custos até uma qualidade de serviço acima da média”, afirma Alex Paz, supervisor técnico da AkzoNobel e um dos responsáveis pela regionali- zação do Acoat Selected. Para 2021 está previsto o crescimento do programa, com a possibilidade para a entrada de membros.   A plataforma Acoat Selected existe há mais de 40 anos nos Estados Unidos e na Europa, onde já está consolidada. Ainda em seus primeiros passos no Brasil, já apresenta exemplos concre- tos do sucesso dessa iniciativa da fabricante das conhecidas marcas Sikkens e Wanda. “Um de nossos associados estava considerando fechar a oficina, diante da perda da lucratividade e difi- culdades emmanter a operação. Com o apoio do Acoat Selected, mapeamos os pontos de atenção e indicamos melhorias para serem implementa- das. Eles não somente voltaram a crescer, como estão abrindo uma segunda unidade em Curiti- ba”, conta Ozinei Manzano, gerente de negócios de repintura automotiva da AkzoNobel Brasil. Amparado pela experiência dos participantes, o programa cria uma rede colaborativa entre di- ferentes públicos do mercado reparador, para buscar soluções para as mais variadas questões. “Com base na necessidade de cada membro, compartilhamos conhecimentos, apresentamos ferramentas e serviços, e trocamos ideias de PROGRAMA DE RELACIONAMENTO DA AKZONOBEL BUSCA NOVOS MEMBROS O ACOAT SELECTED É A PLATAFORMA DE SERVIÇOS DA AKZONOBEL QUE REÚNE OFICINAS, CONCESSIONÁRIAS E OUTROS PLAYERS DO MERCADO AUTOMOTIVO como desenvolver o negócio”, afirma Paz. “Reu- nindo oficinas e também parceiros, como escolas técnicas, seguradoras, certificadoras e empresas de software de gestão, conseguimos dar rele- vância ao nosso grupo, ao mesmo tempo que procuramos respostas para as necessidades dos nossos membros”, comenta. PALAVRA DOS PARTICIPANTES Atualmente, o Acoat Selected conta com 28 membros de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais, Goiânia, Pará e Bahia. Entre os parceiros do programa estão empresas como Sigma, Oran- ge e Norton. De acordo com Walter Antonio de Moura Júnior, da oficina Moura, em Goiás, o Acoat Selected traz uma visão diferenciada para o negócio e é um importante networking. “Umas das coisas que evoluímos após definição do plano de ação foi referente a atualização de sistema com o qual trabalhávamos há mais de 18 anos. Migramos para o software parceiro do programa, que hoje gerencia 100% do meu processo. Alguns delays que tínhamos foram corrigidos, simplificamos processos e temos a oficina muito mais na mão. E tudo começou na reunião do Acoat, quan- do detectamos a oportunidade de melhorias”, conta Júnior. Para abril, o proprietário aguarda o treinamento para recuperação de peças de aço, plásticos e alumínio. “Temos acesso a muito aprendizado”, afirma. Visão semelhante é compartilhada por outros participantes. “Com esse programa conseguimos trocar experiências com empresários do setor e isso nos faz buscar melhorias no nosso processo. Também temos o apoio da AkzoNobel em toda a parte técnica, o que nos garante qualidade e agi- lidade nos reparos”, diz Cae Marques, proprietá- rio da Marques & Marques, com três unidades de atendimento em São Paulo. “Para nós o Acoat representa conhecimento, fortalecimento profissional. Ter informações do nosso ramo de negócio em nível nacional e estar com empresários de sucesso, com contribuições de indicadores para uma gestão mais segura, é motivador e mostra que cada um de nós tem muito a contribuir em busca de melhorias para o nosso setor”, completa Silvio da Silva Rivarolla, da Evolution, oficina em São Paulo. POR DENTRO DO ACOAT SELECTED Estatísticas e futuro do mercado reparador; ex- pectativas econômicas; engajamento e retenção de clientes; leis trabalhistas e horas extras; res- ponsabilidade civil e gestão de resíduos são al- guns dos temas que os membros do grupo têm acesso, além de conteúdo prático para aplicação de produtos e serviços. “Especialmente em tem- pos de pandemia, as alterações nas leis traba- lhistas geraram várias dúvidas, que foram solu- cionadas por um consultor”, conta Paz. Buscando as melhores práticas, os associa- dos acompanham indicadores relacionados à gestão, que podem ser adaptados de acordo com a necessidade do participante, tais como: eficiência de mão de obra, produtividade, me- tros quadrados por produção, custo fixo versus custo total, percentual de quadro produtivo e tempo médio de reparação. Em uma compa- ração antes e depois do Acoat Selected, em curto espaço de tempo, os participantes con- seguiram aumentar R$ 236 no ticket médio por ordem de reparação e R$ 785 no ticket médio por funcionário. “As metas são geradas por meio de uma pri- meira ‘fotografia’ da oficina e são revisitadas frequentemente para ajustes de direção. To- dos os dados são digitalizados”, explica Paz. A AkzoNobel também mantém contato com os participantes por meio de visitas de seus téc- nicos de campo e/ou consultor de serviço e via aplicativo. “Após definido o plano de ação é necessário contato individualizado para apoiar a execução, na expectativa de alcançar os me- lhores resultados”, complementa Alex Paz, que também responde as dúvidas mais frequentes sobre a plataforma:

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