Show do Pintor Profissional - Edição 216

SHOW DO PINTOR • ABRIL 2021 8 A ideia de criar o projeto da Universidade Futu- ra do Pintor surgiu quando a empresa percebeu que a imagem do pintor não era positiva. “Nos- sa inspiração nasceu quando percebemos que o profissional de pintura era muito marginali- zado, chegamos a ouvir coisas absurdas, existia uma imagem distorcida do pintor e até de pre- conceito. Ficamos indignados, como podia esse profissional, que trabalha com o nosso produ- to, ser tratado dessa forma. Resumidamente, diante dessa nossa indignação, tivemos essa iniciativa de começar a oferecer conhecimento e acolhimento. Por isso, a Universidade é um divisor de águas, não só para nós da Futura, mas também para o mercado de tintas, pois existe o pintor antes da Universidade Futura do Pintor e existe o pintor depois da Universidade. Desde que ela nasceu, em agosto de 2014, ajudamos mudar essa imagem do pintor e o mercado também começou a vê-lo e a trabalhar com ele de uma forma muito diferenciada. Eu me orgulho desse nosso projeto, pois a Universidade se tornou algo grandioso”, destaca Stiepcich. Outro objetivo alcançado foi fazer com que o pintor tenha orgulho de sua profissão, conta Stiepcich. “Ouvimos muitos depoimentos de profissionais que tinham vergonha de dizer que eram pintores, mas hoje isso mudou e nos sentimos orgulhosos por contribuir para que não exista mais preconcei- to com esse profissional. Temos muito que fazer ainda e tem espaço para todos os fabricantes de tintas. Estamos juntos nessa causa! Vale ressaltar que a Universidade faz parte do negócio da Futura, não é uma filantropia, só temos a intenção de que os nossos pintores estejam com a gente, e quando terminam os programas que oferecemos passem a ser clientes da Futura, isso é natural. Mas mesmo que eles não comprem nossa tinta, estão no nosso time, acolhemos da mesma forma, é uma parceria de longo prazo.” Na visão de Stiepcich, quando se coloca um propósito à frente, as pessoas veem um significado em trabalhar, mas colocar isso em prática não é tão simples assim. “Acre- ditamos que a partir do momento que nasceu a Universidade Futura do Pintor, as pessoas en- volvidas com a nossa empresa, principalmente nossos colaboradores, passaram a ter mais sig- nificado no trabalho, com o propósito de colo- rir vidas latente. Para se ter uma ideia, temos os educadores solidários, ou seja, pessoas que dão aula à noite para os nossos pintores, mui- tos são nossos colaboradores e até fornecedo- res, parceiros que se propõe a doar seu tempo, sem ganhar nada em troca, são voluntários. Os educadores solidários contribuem para o pintor ter crescimento, um upgra- de na vida profissional e pessoal, porque os programas não atingem só a área técnica, trabalhamos também o lado pessoal, para a pessoa também crescer como ser humano.” A Universidade Futura do Pintor tem dois programas, um deles que é cha- mado de ‘Escola’ e outro que é a ‘Academia’. “A Escola é destinada às pes- soas que querem ser pintoras, qualquer pessoa que queira de verdade ser profissional. E a Academia do Pintor é para quem já é pintor e quer dar um upgrade na profissão. Depois que uma pessoa faz a Escola, ela pode fazer a Academia, e para se inscrever é só acessar o site futuratintas.com.br. Os cursos são totalmente gratuitos. EXPECTATIVAS E FUTURO O líder da Futura Tintas revela que quer deixar um legado, uma história no setor. “Para o futuro, penso que a zona de conforto não é um lugar bom para ficarmos, mas vem aquela pergunta: quer crescer para quê? Para ter mais lucro e uma empresa maior? Lógico que sim, somos uma indústria e precisamos de resultados e crescimento, mas queremos também deixar uma história, um legado. Para os próximos anos, o nosso desafio é construir uma nova fábrica industrial, pois a nossa hoje realmente está bastante limitada na questão de espaço físico; é preciso modernizar os equipa- mentos e a indústria tem essa característica, de tempos em tempos temos que fazer um upgrade nos equipamentos para ganhar produtividade. Todo esse momento atual de pandemia não aba- lou nossos planos da Universidade, continuamos fortes, pois é a nossa motivação, vamos continu- ar sendo uma empresa cada vez melhor e que colore cada vez mais vidas. Vamos continuar tra- balhando muito e entrar na zona de expansão, é preciso se desafiar o tempo todo. Comemorar 40 anos da nossa empresa em um momento delica- do, como o que estamos vivendo é complicado, mas não dá para passar em branco, é uma data muito importante para nós. Temos muita história para contar e um grande legado que queremos deixar”, conclui Stiepcich. Evento Universidade 2019

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=