Show do Pintor Profissional - Edição 222

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2021 58 ARTIGO Olá, meus amigos! Estaremos juntos a par- tir deste mês em uma série de artigos com dicas de marketing para incentivar lojistas, vendedores e demais profissionais do seg- mento a explorar a boa relação com clien- tes e a aumentar suas vendas. Neste primeiro texto, incentivo vocês a pensarem como podemos despertar a curiosidade dos consumidores por meio dos sentidos. Afinal, há várias formas de chamar a atenção do ser humano em um ambiente de vendas. Veja algumas dicas: VISÃO: a iluminação é muito importante porque ajuda a focar e a destacar os produtos, cria um ambiente agradável e convidativo. Quando a ilumina- ção é forte/quente, traz a sensação de agilidade - quanto mais contraste, mais sofisticação. Uma boa iluminação fria, por igual, ajuda a evitar pon- tos escuros e sem destaque na loja. Já as luzes focadas destacam pilhas de produtos, novidades em cantos estratégicos. Ou, quem sabe, uma lâmpada colorida em algum local para setorizar alguma área. TATO: uma gôndola cheia, um PDV sem rupturas, ajudam a atrair. Deixar os produtos ao alcance do cliente ajuda a gerar venda, então, exponha quarti- nhos (latas de ¼) ou embalagens menores em cima ou próximos aos olhos. É muito importante que os galões estejam com a alça para frente - eles pre- cisam estar sorrindo para o cliente, para facilitar sua compra. E embalagens OS 5 SENTIDOS DO PDV Por Michel Sentinelo , gerente de marketing e comunicação da Montana Química Ltda maiores, como latas e baldes, logo abaixo. E, claro, peças com o produto aplicado: o cliente quer, além de ver, sentir o acabamento E não podemos deixar de ter os materiais de apoio, como folhetos. OLFATO: aquele cheirinho de casa limpa, de lar com um aroma gostoso, pode estimular a liberação de relaxantes naturais no corpo humano. Ou seja, se usado da forma correta, o cheiro tem o poder de acalmar, de esti- mular e até de amenizar a sensação de dor. Uma série de estudos prova a relação entre o aroma ambiente de uma loja e o comportamento do consu- midor. Entre as conclusões de um deles estão o aumento de cerca de 15% no tempo de permanência de clientes e de até 6% nas vendas. E os aromas não afetam positivamente apenas os consumidores, como também a equipe de trabalho. PALADAR: Investir em um cantinho com café e água na loja é ideal para agradar o cliente, fazendo com que ele fique mais tempo em sua loja. É aquele momento de descontração, no qual o cliente respira e se sente em casa. Lembre-se: o café sempre figura entre as bebidas não alcoólicas mais consumidas no país. AUDIÇÃO: A música nos traz diversos benefícios, como a melhoria do hu- mor, maior concentração e mais motivação. E também auxilia no hábito de compra. Por exemplo: uma música clássica tranquiliza e é ideal para um am- biente de atenção para a tomada de decisão; já uma música mais animada ajuda na rotatividade dos clientes. O importante é entender o seu público e oferecer a música adequada. Ah! O volume também impacta, então, pode ser alterado conforme a hora do dia, ou seja, baixo movimento, mais baixa; na hora de maior fluxo, mais alta. Prontos para o desafio dos sentidos no PDV? Até as próximas dicas!

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