Show do Pintor Profissional - Edição 222

SHOW DO PINTOR • OUTUBRO 2021 7 Por fim, podemos antecipar que criamos uma plataforma exclusiva em ce- lebração aos 60 anos de marca, que contará com ações muito importantes e que também devem impactar positivamente todo setor, bem como o lan- çamento do nosso estudo anual de tendências, o Suvinil Revela, que deve apresentar a pesquisa desenvolvida para 2022. A SUVINIL TEM GRANDE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, QUAIS PROJETOS A EMPRESA ESTÁ ATUANDO? Renato Firmiano: Ao longo dos últimos anos, estamos trabalhando de for- ma consciente, visando gerar resultados sustentáveis, tendo em mente os impactos positivos que podem ser proporcionados para a sociedade nas quais estamos inseridos. É fato que, no último ano, com a pandemia, essa discussão sobre ESG (En- vironmental, Social and Corporate Governance) e como estes princípios po- dem e devem impactar positivamente o desempenho das empresas, tor- nou-se ainda mais forte no mundo corporativo. Esse cenário evidencia o quão importante é nosso papel como uma empresa sólida do setor: servir de exemplo para a evolução dessa consciência social, ambiental e econô- mica. A Suvinil tem a sustentabilidade como pilar fundamental e, por isso, investe em iniciativas tanto dentro da fábrica - da tecnologia de produção à criação de produtos -, como nas comunidades onde atua. Lançamos uma Landing Page que reúne as iniciativas de sustentabilidade da marca. Com essa nova página, apresentamos ações que geram valor para a sociedade, com destaque para o portfólio de produtos cada vez mais sustentável; a res- ponsabilidade em um processo produtivo ecoeficiente; seu engajamento social e a conscientização do profissional e do consumidor no descarte de resíduos após a pintura. Esse é um caminho sem volta para a Suvinil. A mar- ca continuará contribuindo com ações e soluções que geram impacto positi- vo para a sociedade, colaboradores, fornecedores, parceiros, clientes e con- sumidores. E, como parte da BASF, não poderia ser diferente. A BASF tem como missão criar química para um futuro sustentável. E a Suvinil, como integrante do seu portfólio de negócios, segue a mesma trajetória, claro que dentro do seu contexto específico, seus recursos e possibilidades de fazer parte atuante e efetiva de um mundo cada vez melhor. DENTRE OS PROJETOS DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS ESTÁ O PROGRAMA ZERO ATERRO. COMO É O SEU FUNCIONAMENTO? Renato Firmiano: O projeto busca alternativas mais sustentáveis para a des- tinação de resíduos sólidos. Implementado no complexo industrial de tintas e vernizes em São Bernardo do Campo e na fábrica de Jaboatão dos Gua- rarapes, as alternativas desenvolvidas já evitaram que 7.886 toneladas de resíduos fossem enviadas para aterros industriais (2015/2019). Por meio do melhor uso dos recursos disponíveis, do cuidado e respeito com as comuni- dades do entorno de suas fábricas e com os públicos de seu relacionamento (colaboradores, pintores, parceiros, fornecedores, clientes e consumidores), a Suvinil investe na superação de desafios e em um futuro no qual produtivi- dade e sustentabilidade possam coexistir com mais equilíbrio. Temos outros exemplos de nossa preocupação com a sustentabilidade, como o projeto PET Suvinil. Desde 2002, usamos embalagens de PET re- ciclado na produção dos principais esmaltes e vernizes da Suvinil. Unindo esforços de pesquisa e tecnologia, conseguimos substituir parte da maté- ria-prima virgem derivada de petróleo pelo material reciclado. Com isso, cerca de 35 milhões de garrafas PET são retiradas do meio ambiente por ano. Também se reduz proporcionalmente a geração de efluentes, ou seja, a água produzida pela reação de polimerização. Já o Suvinil + Ecoeficiente é uma iniciativa de gestão de performance em sustentabilidade, implementado na unidade de São Bernardo do Campo (SP), que se iniciou em 2010, em parceria com a consultoria da Fundação Espaço ECO (FEE), instituída e mantida pela BASF. A iniciativa pioneira na empresa visa medir e otimizar processos de produção de tinta com foco na melhoria contínua e na prática de uma gestão cada vez mais ecoeficiente. Em 2021, o Suvinil + Ecoeficiente comemora 10 anos. Nesse período, o pro- grama já evitou, por meio de melhorias aplicadas, a emissão de 3,2 mil de toneladas de CO² na atmosfera, o equivalente a 62 voltas com um caminhão ao redor da Terra, e contribuiu para reduzir em 16% o consumo de energia elétrica. Houve também uma diminuição de 21% de gases de efeito estufa. Atualmente, para cada R$ 1 investido pela BASF, o projeto devolve R$ 9 em economia para a empresa. Entre os principais resultados positivos, podemos elencar: Redução do impacto no meio ambiente; Preservação e criação de valor pela empresa; Otimização do uso dos recursos naturais; Identificação de riscos e oportunidades; Motivação para mudança de comportamento; e o relacionamento com clientes, sociedade e imprensa. Um dos exemplos positivos promovidos pelo Suvinil + Ecoeficiente é a recu- peração do pó de exaustão do processo produtivo, onde já foram reaprovei- tadas 70 toneladas das matérias-primas identificadas como relevantes na mensuração por apresentar alto consumo e custo elevado. QUAIS AS EXPECTATIVAS DE CRESCIMENTO DA SUVINIL PARA ESTE ANO NO MERCADO DE TINTAS? Renato Firmiano: Apesar da sensibilidade do período para todos os seto- res, o novo significado que as pessoas deram às suas casas durante a pan- demia, trata-se de um movimento sem volta, que deve continuar gerando novos desejos de mudança e renovação. Além disso, a Suvinil percebeu uma demanda reprimida, resultado de obras que ficaram paradas e foram reto- madas, além das planejadas que ainda não foram iniciadas. Assim, a deman- da para o mercado de tintas decorativas teve uma ótima recuperação e a projeção é que realmente isso continue a evoluir.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=