Show do Pintor Profissional - Edição 223

SHOWDOPINTOR • NOVEMBRO2021 22 GESTÃO DIGITALIZAÇÃO NO VAREJO DA CONSTRUÇÃO AGILIDADE, SEGURANÇA E VARIEDADE DE PRODUTOS E FORMAS DE PAGAMENTO GARANTEM A MELHOR EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO  Um dos setores mais conhecidos por ser ainda bastante off-line e analógico, vem encontrando diversas formas de crescimento em função de inovação tecnológica, especialmente com a chegada dos e-commerces, que produ- zem um impacto ainda maior na economia e carregam variados benefícios em suas formas de atuação. Esse segmento é o de construção civil. De acor- do com a pesquisa Webshoppers, feita pela Ebit e a Nielsen, as vendas on- line movimentaram R$ 87,4 bilhões em 2020, uma expansão de 41% sobre 2019 no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, deverão ter nova expansão na faixa dos dois dígitos e alcançar R$ 110 bilhões em 2021.  Em São Paulo, se filtrarmos apenas pelo setor de lojas de materiais para construção e supermercados, o varejo terminou o ano de 2020 com alta de 3% no seu faturamento em comparação com o ano anterior, como mostra a PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista), da FecomercioSP (Fe- deração do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). E essa percepção de alta do comércio pode ser atestada pela Juntos Somos Mais, joint venture da Tigre, Gerdau e Votorantim Cimentos e detentora do maior programa de fidelidade do segmento. Para este ano, a estimativa da startup para o aumento do volume de negócios do varejo de materiais de construção é de 5% a 10%.  A Juntos Somos Mais, hoje, tem parcerias com 29 indústrias da construção e empresas de serviços, dialogando com mais de 1,2 milhão de membros em seu ecossistema, entre eles lojistas, vende- dores e profissionais de obra. Ivan Ormenesse, head de data analytics da startup, ressalta que existe mui- to espaço para crescimento da digitalização no setor. “Na média do vare- jo brasileiro, marketplaces e e-commerces respondem por 8% do total. Na construção civil, essa participação cai para 2%. Isso mostra que cada vez mais devemos apostar na forte demanda por materiais de construção e no potencial dela para a digitalização das vendas do setor”.  Dentre os itens que podem ser comercializados virtualmente, estão as tintas imobiliárias, que podem ter aplicação em imóveis de diversos tipos, como apartamentos, casas, lojas e comércios em geral. Lucas Azevedo, head de operação da Loja Virtual da Juntos Somos Mais, argumenta que “é de ex- trema importância valorizar o espaço virtual no segmento. Além de trazer maior agilidade na oferta de produtos, a digitalização permite que a varie- dade de mercadorias e formas de pagamento forneça a qualquer varejo/ varejista/consumidor acesso rápido e fácil, podendo resultar na compra e na movimentação do setor de construção civil, que historicamente é um motor da economia nacional”.

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